#RecursosLivres Como encontrar versões em #AcessoAberto de artigos científicos? #OpenAccess

Muitas das publicações científicas e académicas ainda são publicadas com restrições de acesso. Felizmente, a publicação destas obras em acesso aberto está a crescer e, dependendo das condições de publicação, mesmo aqueles artigos científicos publicados com restrições têm versões em acesso aberto, disponibilizadas pelos autores nas suas páginas Web ou depositadas nos repositórios científicos das suas universidades, quer na altura da publicação, quer depois de um período de embargo.

Mas como saber rapidamente se há uma versão em acesso aberto do artigo com restrições de acesso que acabámos de encontrar?

Unpaywall

Unpaywall é um plugin que se pode instalar no nosso browser e que é activado automaticamente, quando encontra uma versão em acesso aberto do artigo com restrições de acesso que encontrámos. O ícone com um cadeado toma a cor verde, para indicar que há uma versão em acesso aberto: basta clicar nesse ícone para ter acesso ao artigo.
Quando instalamos o plugin, ou nas definições, é possível escolher ver as diferentes cores dos diferentes tipos de acesso aberto (verde, amarelo ou castanho – green/gold/bronze).
O plugin está licenciado com a The MIT License.

Screen Shot 2018-08-03 at 18.50.06

Open Access Button

O Open Access Button é um website, mas também um plugin para o browser, que também permite encontrar versões em acesso aberto dos artigos com restrições que encontrámos.

Screenshot 2019-05-14 at 20.34.41

Quando o artigo não está disponível em mais nenhum lado, ao clicar no botão Open Access somos redireccionados para uma página onde podemos pedir ao autor para disponibilizar o artigo:

Screenshot do formulário para requerer o artigo ao autor.

O plugin está licenciado com a The MIT License.

Published by

paulasimoes

I am a researcher and social media manager currently living in Lisbon, and finishing my PhD @ CEIS20, University of Coimbra, Portugal. My interests range from Digital Humanities to History. I am also interested in Cultural Heritage, Public Domain, Open Access, and Free/Libre Open Source Software (F/LOSS). I'm also a member of ANSOL, the Portuguese National Association for Free/Libre and Open Source Software and was previously president of AEL, an association that promoted F/LOSS, Creative Comons, Public Domain, and Open Access in education and scientific research.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.