Quem são os candidatos à Comissão Europeia que querem mesmo combater o lobby e influência das grandes corporações? A @ALTEREU responde #Europeias #EE2019 #Europeias2019 #destavezeuvoto

Quem acompanhou o processo da Directiva Europeia sobre o Direito de Autor percebeu bem que um dos grandes problemas foi o enorme lobby realizado pelas grandes editoras e entidades de gestão colectiva, quer sobre a Comissão Europeia, quer sobre o Parlamento Europeu. A Corporate Europe publicou uma análise baseada em documentos, dados, e pedidos de acesso à informação, cuja leitura já recomendei várias vezes por ser o texto que dá a visão mais rigorosa sobre o que aconteceu em termos de lobby na Directiva.

Agora a ALTER-EU, uma coligação de várias organizações incluindo a Corporate Europe e a Federação Europeia de Jornalistas, entre outras, enviou um conjunto de perguntas aos principais candidatos à presidência da Comissão Europeia sobre como pretendem lidar e que medidas irão tomar para resolver o problema do lobby corporativo.

A análise da ALTER-EU mostra que os candidatos que têm votande e medidas concretas para combater tais nefastas influências pertencem aos grupos europeus dos partidos que recomendei ontem, neste post.

Em primeiro lugar, ficaram os Green/EFA, onde se integram o Livre e o PAN.

Os candidatos pretendem acabar com as chamadas revolving doors (políticos que passam a trabalhar para empresas de lobby e vice-versa); querem implementar um registo de transparência de lobby, banir lobbies não registados, e aumentar as vozes dos cidadãos:

Em segundo lugar, também com uma boa classificação e as mesmas respostas às perguntas principais ficaram os GUE-NGL, onde se integram o Bloco de Esquerda e a CDU (PCP-PEV):

Em terceiro, com uma classificação muito baixa, ficou o S&D, onde se integra o Partido Socialista. Claramente sem vontade de resolver este problema:

Os outros grupos tiveram pontuação negativa porque nem se dignaram responder. Talvez porque as respostas que tinham para dar não fossem muito bonitas, talvez porque não se quiseram comprometer. São eles o EPP (onde se integram o PSD e o CDSPP) e o ALDE (onde se integram a Iniciativa Liberal e o PDR).

Também nesta matéria, os partidos que merecem a nossa confiança são:

  • Bloco de Esquerda
  • CDU (PCP-PEV)
  • Livre
  • PAN
Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.