Sábado: Date with Data #Livros #PublicDomain #OpenData #DigitalHumanities

Historypin   Mapping emotions in Victorian LondonO próximo encontro Date with Data está marcado para Sábado, das 10h às 17h, no UPTEC PINC (mapa) no Porto.

O tema é o texto:

“Que usos poéticos poderíamos pensar para o texto das leis, os debates no Parlamento ou as notícias de jornal? Como poderemos visualizar de uma forma iluminadora as obras literárias que temos à disposição no domínio público? E o que se anda a fazer em Portugal nas frentes da literatura e publicação digital, e onde poderíamos contribuir para projetos que já aí andam?”

Muitas instituições e entidades de património cultural têm aberto as suas colecções de livros digitalizados. Estes, livres das restrições dos direitos de autor, estão apenas à espera que alguém lhes dê uma nova oportunidade, um novo fôlego. Por outro lado, a tecnologia trouxe-nos mais do que o acesso à informação, ela permite remisturar e recriar novas obras.

Tal remistura permite-nos experienciar as cidades de forma diferente (LITESCAPE.PT), permite-nos recriar geografias imaginárias (The Dictionary of Imaginary Places), permite-nos mapear emoções de uma cidade (Mapping emotions in Victorian London), permite a participação de qualquer pessoa na transcrição colaborativa de manuscritos (Transcribe Bentham) ou na conversão, revisão e disponibilização de livros em Português em domínio público (Projecto Adamastor), entre tantos outros exemplos.

No campo do texto político, será que poderíamos visualizar as emoções que passam nas sessões do nosso Parlamento (olhando também para os à partes), através das transcrições disponibilizadas no Demo.cratica, e a partir daí perceber as matérias mais importantes para cada bancada parlamentar?

E se compararmos os projectos e propostas de lei sobre a mesma matéria, mas de bancadas diferentes, conseguiríamos percepcionar se as diferenças são de fundo ou meramente partidárias?

(Demasiadas) Ideias para juntar às já citadas no anúncio do evento.

Levem o portátil e encontramo-nos lá.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s