DRM: debate hoje em Lisboa

O leitor, certamente, já passou pela experiência de ter comprado um DVD e verificar que não o conseguia ver no seu equipamento, ou ter comprado um livro digital e verificar que apenas o pode ler em alguns leitores. Isto acontece porque estas obras têm DRM (para saber mais clicar aqui). Normalmente, é muito fácil neutralizar estes DRMs ou “protecções anti-cópia”, mas a nossa lei não permite fazer isto na prática, mesmo no caso de acções legais (por exemplo, se comprar um eBook no site da LeYA e convertê-lo para ler no seu iPad ou Kindle, está a incorrer numa infracção punível por lei com até um ano de prisão).

Na próxima semana, o Parlamento vai debater e votar dois projectos de lei (do BE e do PCP) que, a serem aprovados, vêm corrigir isto: o DRM continua a estar protegido no caso de acções ilegais, mas no caso de acções legais não. Isto significa que  o leitor pode passar a fazer uma cópia privada ou uma utilização educativa de obras com DRM, tal como a lei, teoricamente, permite.

Hoje à noite, às 21h30, em Lisboa (Sede Nacional do Bloco – Rua da Palma 268), vai haver um debate sobre esta temática, organizado pelo BE. 

Se acham que devem poder ler os livros que compram no vosso leitor de ebooks favorito, apareçam.

Se acham que devem continuar a ter o direito à cópia privada, apareçam.

Se acham que os professores, alunos e investigadores devem poder continuar a poder fazer uso de obras para fins educativos, apareçam.

Podia continuar, mas termino com um até logo😉

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s