Onde é que vão estar amanhã? STOP ACTA

Em Janeiro deste ano, Clay Shirky dava uma conferência no TEDSalon NY2012 sobre as duas polémicas leis americanas, SOPA e PIPA. A partir dos três minutos[1], o professor explica muito bem como é que chegámos até aqui e termina a apresentação com a advertência de que mais leis do género estão para aparecer.

Em Portugal, tivemos no início deste ano o Projecto de Lei 118 e este Verão vai ver surgir um pacote de medidas pelo Secretário de Estado da Cultura sobre a mesma matéria, pacote do qual nada se augura de bom.

A nível internacional, as atenções estão viradas para o ACTA, que os EUA querem que a Europa aceite. O ACTA é um acordo que começou a ser negociado entre os EUA e o Japão em 2006. Mas só em 2008, com a publicação de um documento no Wikileaks começou a chegar ao público a existência das negociações. Mas se é verdade que nem os Governos sabiam das negociações, também é verdade que as grandes empresas do entretenimento americanas estavam ao corrente do que se passava.

O grande problema do ACTA é que o seu articulado é demasiado generalista e não contempla salvaguardas suficientes. Isto é, se a Europa assinar o ACTA vai ter de cumprir o tratado, custe o que custar. Por exemplo, se para cumprir o tratado, os Governos tiverem de invadir a privacidade dos cidadãos, então vão passar a poder fazê-lo.

Em Portugal, o PS achou o tratado muito bem e a maioria corrobora porque o PS se comprometeu… Noutros países, políticos que assinaram o tratado pediram depois desculpa ao povo por o terem feito sem o terem lido como deve ser.

ANSOL http://wiki.ansol.org/ACTA

Neste Sábado pela Europa fora, milhares de pessoas vão dizer NÃO ao ACTA:

Em Lisboa, amanhã pelas 15h junto ao café “A Brasileira” no Chiado. Em Coimbra, amanhã pelas 15h na Praça da República.

Onde é que vão estar amanhã?

[1] – Clay Shirky on TED

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s