Vote, pelo seu país, vote (até amanhã)

A AMA (Agência para a Modernização Administrativa) colocou em consulta pública uma série de formatos a serem considerados como normas para a Administração Pública do nosso país.

O processo não me parece muito bom porque implica que qualquer pessoa adicione novos formatos em qualquer altura isto significa que um formato pode ser adicionado na véspera (hoje) da consulta terminar diminuindo assim a análise, os comentários e votos nesse formato.

Quando  a consulta foi aberta, eu e o Marcos pensámos: no último dia os srs. dos formatos fechados e proprietários irão colocá-los lá, para não darem tempo de serem analisados como deve ser pelas pessoas. E assim foi. Hoje foi adicionado o OpenXML, um formato proprietário e fechado.

Eu votei contra. E votei contra porque nos dias de hoje já não há paciência para o “não consigo abrir este documento que me enviaram porque não tenho a versão exacta xyz do software proprietário da marca sdf que a pessoa que me enviou o documento utilizou”. Isto era compreensível antigamente, hoje não há justificação possível para isto acontecer. Não há paciência. Este formato submetido (OpenXML) é dos que mais me tira do sério. E eu votei contra.

A ANSOL (Associação Nacional para o Software Livre) esteve e continua a analisar os formatos submetidos e a aconselhar ou não a sua aprovação. Se precisa de ajuda para decidir o seu voto, pode consultar esta página.

Depois é só votar no site da AMA.

Vote, é fácil, é só abrir uma tab no seu browser já aqui ao lado, e dizer se gosta ou se não gosta.

5 thoughts on “Vote, pelo seu país, vote (até amanhã)

  1. Nuno says:

    Paula, no twitter costumas escrever em inglês. É uma opção. Mas ao menos escreve correctamente. Não é “didn’t bought” mas sim “didn’t buy”. O “did not” já mete a frase no passado… tu não devias cometer este erro😛

    Like

  2. O Nuno tem toda a razão, vou fazer a correcção. Queria, no entanto, deixar aqui o meu agradecimento sentido por se ter dado ao trabalho de me alertar. Nem todos o fariam.

    Like

Leave a Reply

