Screencasts: Software para as Humanidades

Como já tinha referido neste blog, a Universidade de Coimbra foi a primeira universidade portuguesa a estar no iTunes University e, à semelhança de outras reputadas universidades, a disponibilizar conteúdos ao público, que podiam ser subscritos pelos utilizadores do iTunes.

Na altura, referi ainda que estava em construção uma página com os conteúdos para aquelas pessoas que não usam o iTunes possam também aceder aos vídeos e/ou possam subscrevê-los.

A página da colecção de Digital Humanities – Software para as Humanidades encontra-se aqui.

Quem quiser subscrever a feed, pode fazê-lo a partir deste link. (aconselho vivamente o Miro)

O objectivo é mostrar passo-a-passo a utilização de vários tipos de aplicações de software que podem ser úteis às Humanidades. A principal preocupação é que o software seja multiplataforma, isto é, funcione em qualquer sistema operativo (Windows, Mac OS ou GNU/Linux). Haverá a preocupação de preferir software livre, mas nos casos em que isso não for possível, optar-se-á sempre por aplicações que sejam gratuitas ou que tenham uma versão gratuita.

Todo o software apresentado é testado e na maior parte dos casos usado regularmente pelas pessoas que fazem os screencasts.

Se tiverem sugestões para melhorar estes screencasts ou sugestões de software que considerem útil para a área das Humanidades podem deixá-las nos comentários ou enviar um mail para paulasimoes no gmail. Eu agradeço e tentarei incluí-las.

Para além desta colecção, a UC disponibiliza ainda outras, nas várias áreas do conhecimento: História, Belas Artes, Língua, Literatura, Matemática, Ciências Sociais, Ciência, Educação, etc.

A página principal que alberga todas estas colecções pode ser vista aqui. Para ver os vídeos de cada colecção basta clicar no título de cada uma e para subscrever basta clicar nos links RSS ou Google Reader à frente de cada título.

One thought on “Screencasts: Software para as Humanidades

  1. Convite para hackmeeting no Porto

    http://hackmeeting.hacklaviva.net

    28,29 e 30 de Outubro de 2011

    O primeiro hackmeeting em Portugal, a juntar hackers por toda a Península Ibérica.

    O Hackmeeting é um encontro livre e auto-gestionado que gira em torno da tecnologia, das suas implicações sociais, da livre circulação de saberes e técnicas, da privacidade, da criação colectiva, do conflito telemático. Está destinado a todo o tipo de pessoas que tenham uma mente aberta e curiosa com vontade de partilhar as suas experiências, e que encarem o encontro e a participação na sua coordenação como mais uma dessas experiências livres e abertas. Algumas conversas e workshops podem exigir conhecimentos avançados de informática, outras nem tanto; outras nada têm a ver com informática.

    Procuramos explorar fenómenos de “tensão-interacção entre o social, o tecnológico e o político” e “integrar e contaminar mutuamente as pessoas destes campos e aproveitar as sinergias específicas de cada um guardando um equilíbrio instável necessário para fazer surgir o melhor de cada. Na questão interna de quem somos e para onde vamos esta tensão manifesta-se de forma constante e obriga-nos a continuamente estar a repensar e rever as nossas posições.”

    Like

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s