SpiderOak: alternativa ao Dropbox

Nunca gostei muito do Dropbox, principalmente devido aos seus ToS (Terms of Service) e depois da polémica recente sobre os funcionários terem acesso aos conteúdos procurei definitivamente uma outra solução, que fosse melhor.

A grande vantagem do SpiderOak é a encriptação da informação, sendo normalmente referido como a alternativa segura ao Dropbox [1]. É que o SpiderOak encripta os vossos ficheiros no vosso computador antes de efectuar o upload. Isto significa que é quase impossível outra pessoa ler os vossos ficheiros. Nem mesmo as pessoas que trabalham no SpiderOak. Mesmo que um tribunal obrigue o SpiderOak a entregar os vossos ficheiros, ninguém poderá lê-los🙂

Já vi alguns utilizadores do Dropbox desprezarem este ponto, mas a verdade é que a quantidade de leis que se fazem, quase sem darmos por elas, e que atentam contra a privacidade dos cidadãos é arrepiante.  E se sabemos mais ou menos como as coisas estão hoje, não sabemos como estarão amanhã. E nestas coisas, não havendo desvantagens, eu prefiro ir pelo just in case

O SpiderOak funciona em Linux, MacOS, Windows, Android e iOS, cobrindo computadores, smartphones e tablets, mas também discos externos. É possível fazer backups e sincronizar pastas e ficheiros automaticamente, com a vantagem de não termos de andar a mudar ficheiros, já que o SpiderOak preserva a estrutura que temos🙂

Para quem precisa de mais espaço do que os 2Gb iniciais, o SpiderOak oferece ainda um plano por metade do preço do Dropbox.

Quem quiser experimentar pode usar o link abaixo, assim tanto eu como vós receberemos mais 1Gb gratuito.

https://spideroak.com/download/referral/97018e77592549ecadaaf170858a4d94

 

Depois de terem uma conta poderão também criar um link destes para partilharem com outras pessoas.

[1] – SpiderOak as a Secure Alternative to Dropbox (article about SpiderOak on Prof Hacker Column)

6 thoughts on “SpiderOak: alternativa ao Dropbox

  1. Eu aproveitei o teu convite e já me inscrevi (obrigado, btw🙂 Mas ainda não usei, e acho que não deves confiar na encriptação deles por enquanto, visto não ser open source. Por sistema, é má ideia confiar em qualquer implementação de criptografia com código fechado, porque um erro de implementação pode tornar tudo inútil.

    Além disso, o armazenamento online continua um pouco aquém de andar com um cartão de memória ou pendisk… A minha “nuvem” preferida neste momento é um cartão SD de 8GB para documentos correntes e volumes de ~50GB num disco e no portátil para os arquivos, tudo encriptado com o truecrypt.

    Like

  2. Nuno: o Wuala parece muito similar ao SpiderOak, com a diferença de que o serviço gratuito é de 1gb e o SpiderOak começa com 2gb, podendo ainda o utilizador acrescentar espaço gratuito no SpiderOak, com o referral.

    Ludwig: Obrigada também🙂 O SpiderOak abriu alguma coisa e pelo que dizem estão a estudar licenças para abrirem o cliente completamente. De qualquer forma, eu nisto sou um bocado Stallmanista: se um ficheiro precisa de 100% de segurança, não o meto na núvem, nem o faço passar pela net, sequer.

    Like

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s