@grande_c you’re doing it wrong

Já falei neste blog, várias vezes, sobre o Grande C. Supostamente, o concurso Grande C tem como objectivo ensinar os alunos portugueses para o Direito de Autor. Creio que foi por causa deste objectivo que o Ministério da Educação autorizou a entrada deste concurso nas escolas.

A ideia de ensinar para o Direito de Autor é excelente. Mas para ensinar Direito de Autor, é preciso ensinar o que não se pode fazer e o que se pode fazer. É necessário ensinar o que são as Utilizações Livres, o Domínio Público e até as licenças alternativas como as Creative Commons e as licenças de Software Livre.

A maior actividade do concurso na Web é feita no Facebook. Analisei os posts e comentários do Grande C no Facebook durante um ano (coloquei os resultados neste blog) e cheguei à conclusão que o Grande C é um concurso de talentos e publicidade e o que o Direito de Autor aparenta ser apenas uma desculpa para entrar nas escolas.

Recentemente no Google +, uma pessoa chamou a atenção para o facto da fotografia vencedora do concurso Grande C, supostamente da autoria da Ana Oliveira, na categoria Retrato, aparecer noutros sites.

A partir daqui fiz uma pesquisa para tentar perceber a origem da fotografia e cheguei à conclusão que a foto foi publicada em 2009 no Deviantart e lá tem copyrigh bailey elizabeth, que se identifica como artista fotográfica, tem 19 anos e vive nos EUA.

Portanto, a não ser que Elizabeth Bailey e Ana Oliveira sejam a mesma pessoa, estamos aqui em presença da apropriação indevida de uma obra. O que é absolutamente inaceitável num concurso que diz que o seu objectivo é ensinar Direito de Autor.

Isto só vem comprovar as conclusões da análise que fiz dos posts e comentários, durante o período de um ano,  do Grande C no Facebook: não só o Grande C não ensina Direito de Autor, como mesmo quando os alunos colocam dúvidas que se relacionam com Direito de Autor, o Grande C não esclarece.

Deixo aqui os links para os diversos posts deste blog que falam sobre a análise deste concurso. Em todos eles, tudo o que é dito é comprovado com screenshots da actuação do Grande C.

@grande_c ou Grande P? You’re doing it wrong…

A importância que o @grande_c dá ao Ensino do Direito de Autor

O @grande_c preocupa-se mais com a propriedade do que com o autor

O @grande_c é uma agenda cultural!

O @grande_c é um concurso de talentos, como qualquer concurso televisivo

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s