Screencasts: Digital Humanities – Software para as Humanidades

Já estão online os primeiros screencasts (em Português) da colecção Digital Humanities – Software para as Humanidades da Universidade de Coimbra, começando pelo Zotero (na minha opinião, o melhor gestor de referências bibliográficas que já experimentei).

O objectivo desta colecção é reunir um conjunto de software útil para a área das Humanidades. Nesse sentido, é constituída por vídeos, mais especificamente, screencasts, onde se mostra como utilizar, passo-a-passo, cada aplicação de software escolhida. A principal preocupação desta colecção é ser independente do sistema operativo, significa isto que o software aqui descrito pode ser usado em Windows, GNU/Linux ou Mac OS. Será ainda dada a preferência a Software Livre e de código aberto. No entanto, há casos de software proprietário cuja utilidade para as Humanidades pode justificar a sua demonstração nesta colecção. Nesses casos, a preocupação será em que a aplicação seja gratuita. Todo o software da colecção é testado e, na maior parte dos casos, é usado regularmente pelas pessoas que fazem os screencasts.

Para já os screencasts estão acessíveis através do iTunes U, onde podem subscrever a colecção. Está também a ser criada uma página com feeds, para que os utilizadores que não usam o iTunes possam aceder e subscrever a colecção. Assim que estiver pronta, darei aqui o link.

One thought on “Screencasts: Digital Humanities – Software para as Humanidades

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s