EntreMuralhas em Leiria

image

image

image

Está a decorrer em Leiria o Festival Gótico EntreMuralhas. É a segunda vez que vimos a este festival e continuo a notar a enorme simpatia dos locais para com as pessoas que vêm para o festival.
O balanço da primeira tarde foi bastante positivo: 10 livros por 7,5€ com algumas edições difíceis de arranjar.
Para além das bandas, o festival tem a feliz particularidade de decorrer no castelo medieval (1135). Aliás, parece-me que Leiria aproveita bem o seu castelo, como espaço cultural.
Os concertos começam à tarde na igreja da Pena (dentro do castelo), que data de 1145 e que foi a primeira igreja de Leiria, pretencendo a Santa Cruz, em Coimbra até ao séc. XVI, altura em foi criada a diocese, ficando a igreja da Pena também como a primeira Sé de Leiria.
Para nós, os concertos começaram à noite, no palco Alma. E não podiam ter começado melhor: Irfan, uma banda da Bulgária, que encantou o público com a sua música e se despediu com uma cover de uma música rara dos Dead Can Dance.
No fim, já depois de aceites os pedidos para mais uma música, notava-se que os músicos estavam visivelmente emocionados com recepção calorosa que obtiveram, e merecida, diremos nós, da audiência.
Seguiu-se Sol Invictus, cuja voz e música não podiam estar melhor enquadrados do que a imponência do castelo à nossa direita e a muralha à esquerda.

Este ano o som esteve bastante melhor, com excepção de um ou dois soluços no início deste segundo concerto.

Hoje a expectativa vai para Sieben, também no palco Alma.

O espectáculo no castelo termina com um concerto no palco Corpo, logo à entrada do castelo, e para os quais é raro ficarmos.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s