Sondagens

É verdade que não podemos dizer que o PS é exclusivamente responsável pela situação que Portugal vive hoje. Também é verdade que não podemos dizer que a responsabilidade é exclusiva do PSD. E também não podemos dizer que a responsabilidade é exclusiva do CDS.

Não o podemos fazer porque a situação económica de Portugal é uma consequência de anos e anos e anos de governação.

Mas podemos dizer com toda a certeza que estes três partidos são os três grandes responsáveis pela situação que vivemos hoje. Porque desde 1976, foram estes os partidos com poder governativo (infografia no jornal Público)

É por isso absolutamente inacreditável que todas as sondagens mostrem que serão estes três partidos os mais votados.

A única explicação plausível é a falta de formação e educação deste povo. Estes três partidos prepararam este povo muito bem: desinvestiram na educação, retiraram autoridade aos professores e promoveram o facilitismo. Criaram uma massa amorfa que não consegue pensar por si própria.

Porque só um povo acrítico, que não se questiona, que não pensa, que não raciocina é que pode votar num dos três partidos responsáveis pela situação miserável que vivemos hoje.

4 thoughts on “Sondagens

  1. Como sabes, não se pode simplesmente imputar toda a culpa aos partidos que tiveram poder governativo. A oposição também legisla, vota, propõe, etc. Assim, a única maneira de nos safarmos é votar num dos partidos que nunca teve assento parlamentar. Não concordas?

    Like

  2. Nuno says:

    E a alternativa é?… Votar nos partidos que defendem ideologias falhadas como o comunismo (por onde passou – e nos poucos países onde ainda existe como a Coreia do Norte, Cuba, Venezuela, China – só deixou rastos de miséria e pobreza, repressão, censura, etc.) ou fascismo? Votar no recém-criado Partido dos Animais? Voltar à monarquia?! Sair da UE (com as devidas consequências)? Qual é a tua posição?

    Like

  3. Duarte: Não concordo totalmente e explico porquê. As propostas precisam da maioria na AR. Estes três partidos são a maioria, pelo que se estiverem sintonizados (e na maior parte das vezes estão), eles farão aquilo que lhes apetecer.
    Há pouco tempo passei por um debate na AR, em que o BE fez uma proposta por causa dos recibos verdes. Uma deputada do PS pasou a primeira parte do debate preocupada porque a proposta do BE era quase igual a uma proposta do PS. Acrescentou mesmo que a diferença era mínima. No fim, o PS votou contra.
    Perante isto, eu só posso concluir que o PS votou contra, chumbando-a, por ser uma proposta do BE e não por não concordar com ela.
    Na lei das normas abertas, o PSD absteve-se. Segundo o próprio PSD, eles estão “absolutamente convictos dos objectivos (e benefícios) assumidos nas iniciativas legislativas”, mas não concordam com a redacção a ponto de se absterem.
    Achas que podemos acreditar que o PSD concorda mesmo com esta iniciativa?

    Em última análise, poderíamos dizer que a responsabilidade é de nós todos, porque os cidadãos também podem apresentar propostas, afinal a participação na vida política não se esgota no voto.
    De qualquer forma, a grande responsabilidade de estarmos onde estamos é sem sombra de dúvida destes três partidos.

    Por último, não tenho qualquer problema em votar em partidos que não tenham assento parlamentar. Eu não voto útil, nem voto por cores. Para cada eleição, dou-me ao trabalho de ver os programas e votar de acordo com aquele que me parece o melhor.

    Like

  4. Nuno: a alternativa é pegarmos nos programas dos partidos, lê-los e votar de acordo o que nos parecer melhor. Mas posso garantir-te que a minha posição de voto não está com o PS, nem com o PSD, nem com o CDS. Porque uma pessoa não sabe como outros partidos se comportariam, mas estes nós já sabemos que não funcionam.

    Like

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s