Pedro Passos Coelho: contornar o sistema

Em 2008, Pedro Passos Coelho dava uma entrevista ao Correio da Manhã. Quando interrogado sobre as propostas do Governo relativamente ao Código do Trabalho, diz que nalguns aspectos “aumenta a rigidez no mercado laboral”. Quando a seguir lhe perguntam quais responde o seguinte:

 

– Em quais?

– Desde logo quando procura, quer no caso dos recibos verdes, quer no caso dos contratos a termo introduzir normas e garantias muito semelhantes àquelas que já existem para os contratos sem termo. E eu penso que isso não é positivo.

Parece que para este sr. os recibos verdes estão muito bem como estão. Mas será que um candidato ao cargo de primeiro-ministro pode mesmo achar bem a situação em que os recibos verdes se tornaram? Talvez ele não se esteja a referir aos falsos recibos verdes? Vejamos:

A seguir é questionado sobre o porquê de não ser positivo, em que dá duas razões sendo a segunda a seguinte:

 

– E a outra?

– A segunda razão é que nós não podemos penalizar as soluções que o mercado e a sociedade foi encontrando para contornar esta rigidez. Porque se o fizermos, se penalizarmos em excesso essas soluções aquilo que se passa é que mesmo essas soluções de recurso deixarão de ser utilizadas.

Eu repito: “(…) não podemos penalizar as soluções que o mercado e a sociedade foi encontrando para contornar esta rigidez.

Eu gostava de saber como é possível um candidato a primeiro-ministro dizer impunemente que acha bem que “o mercado e a sociedade” contornem o sistema.

One thought on “Pedro Passos Coelho: contornar o sistema

  1. Marcos Marado says:

    É, as pessoas que não gostam dos impostos também devem poder contorná-los, por exemplo. É perfeitamente aceitável, segundo pensa mais de 30% da população que planeia votar nele…

    Like

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s