Cata Livros

CATA LIVROS é o novo projecto desenvolvido pela equipa GULBENKIAN/CASA DA LEITURA que utiliza a internet para aproximar os jovens leitores de um conjunto de títulos essenciais da literatura para infância e juventude, com destaque para a produção nacional, assentando no carácter lúdico e interactivo das narrativas e desafios propostos.

In Gulbenkian

Recebi um email com esta informação e como se trata de um assunto relacionado com livros, fui ver. O site é feito em flash e tão lento que é caso de desesperar (atenção, que tem som). Para entrar nas várias secções é preciso clicar em vários locais do ecrã, mas não há informação sobre o que vamos encontrar. Cada página demora uma eternidade a aparecer.

O mais frustrante é clicar nas alavancas, que abrem um alçapão, seguir pelas escadas, ficar uma eternidade à espera que a página apareça, para um bicharoco nos dizer que ali não há nada e temos de voltar para trás!

Não sei como, lá consegui descobrir um livro, “Estranhões e Bizarrocos” do José Eduardo Agualusa, ilustrado pelo Henrique Cayatte. Decidi folhear o livro, clicando na opção respectiva. Mais uma eternidade à espera, até aparecer uma imagem com uma nota do lado esquerdo a dizer “Livro Completo” e do lado direito a capa do livro.

Até agora ainda não descobri como é que se folheia o livro e experimentei de tudo! Ver nos comentários como 🙂 Obrigada a 1.

O site parece ter algum conteúdo interessante, mas a navegação é desesperante. Exemplo lídimo de como uma boa ideia pode ser estragada pela escolha da tecnologia.

Será que as crianças serão mais pacientes?

Advertisements

3 thoughts on “Cata Livros

  1. Consegui folhear o livro que encontrei: http://cataflash.catalivros.org/m001/AV_0007_FOL_transicao_contos_da_terra_do_dragao.html

    É preciso clicar com o rato na borda lateral das folhas e depois arrastar o rato, como se estivesse a folhear.

    Não experimentei com mais nenhum livro, mas o processo deve ser idêntico para os restantes, para quem tiver paciência para os procurar.

    Like

  2. Obrigada. Apesar de também ter tentado essa hipótese, não tinha conseguido folhear, mas voltei lá e agora consigo (mas nem sempre). Já vi o mesmo processo noutras publicações e não me pareceu tão difícil.
    Parece-me que a “margem de clique” é muito pequena e talvez seja disso.

    Like

  3. As letras não aparecem nas pontas.

    Like

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s