Eu odeio ISBNs

Claro que o ISBN (International Standard Book Number) parece uma coisa muito boa: um sistema identificador único para livros parece o ideal para quem quer procurar ou identificar um livro.

O problema é que não é único! Há livros diferentes com o mesmo ISBN e publicações do mesmo livro com diferentes ISBN!

Se na prática não é único, então para que serve? Para me moer o juízo quando preciso de identificar determinado livro?

6 thoughts on “Eu odeio ISBNs

  1. Quando referes livros diferentes com o mesmo ISBN é o caso da mesma obra, em edições ou editoras diferentes?

    Caso não seja (e acho mal de ambas os modos) não é possível apresentar queixa na entidade gestora?

    Like

  2. Paula,

    Não deveriam existir livros diferentes com o mesmo ISBN. O ISBN é um sistema segmentados, em que cada editora recebe um segmento de códigos para utilizar, e as regras dizem explicitamente que cada código deve ser utilizado apenas para um livro.

    Se está a acontecer algo diferente, gostaria de ver exemplos de dois livros com o mesmo ISBN – ou a editora está a fazer algo que não deve – reutilizar códigos, ou os mesmo segmentos estão a ser atribuidos a editoras diferentes, e isso também não deveria acontecer.

    Diferentes edições do mesmo livro é suposto terem ISBNs diferentes se não se tratarem de “republicações” da mesma edição.

    Like

  3. Eu tenho pelo menos um livro nestas condições, pois isto já me aconteceu na primeira vez que tentei catalogar os meus livros. Agora que estou a fazer nova tentativa hei-de passar por ele novamente e colocar aqui.
    Na altura, tentei encontrar uma explicação e fiquei com a ideia de que era normal os editores reutilizarem ISBN.

    Mas isto surgiu por ter uma referência de um livro particularmente estranho e ter metido o ISBN na Open Library e dar com isto:
    http://openlibrary.org/search?q=0875743455

    themage
    Deixa-me fazer uma pergunta: quando dizes republicação significa que a editora publica o livro, mas com a forma exacta da publicação anterior (aquilo que em inglês se denomina por reprint), ou uma republicação pode conter aspectos diferentes (como a capa, correcções ao texto etc)?

    Like

  4. Pelo que me lembro de ter estado a ver isto pela ‘net, não devia haver livros diferentes com o mesmo ISBN, só que por vezes as editoras enganam-se e, depois de imprimir uma carrada deles, deixam estar.

    Em livros mais modernos deve ser mais raro, com o ISBN-13 e tudo informatizado. Por isso a minha sugestão para a Paula é: deita fora os livros velhos e compra tudo edições novas (he he he😉

    Like

  5. Glup! Pois se ainda hoje estiver para comprar, por exemplo, o Crooked House, prefiro comprar a edição de 1949 a uma mais recente…
    Os livros não se deitam fora! Onde já se viu? Humpf!
    Nunca mais me queixo dos ISBN…

    Like

  6. barbara says:

    Olá… comprei um livro para a minha filha… como referencia usei a figura da capa (ciencias naturais para escola)…já em casa, fui confirmar a compra pelo isbn da lista q tinha dos livros necessarios para ano lectivo e do livro q comprei..o livro é o mesmo, só k o isbn é diferente!!!!!! Apanhei um susto porque pensei ter comprado o livro errado…mas afinal, das raras vezes q uso isbn para confirmar um livro, acontece-me isto…calculo a probabilidade de isto acontecer se eu estivesse constantemente atenta ao isbn de todos os livros q compro, leio ou consulto…. enfim!!!!

    Like

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s