Ministério da Cultura renova a cozinha

Segundo o Público, o Ministério da Cultura (MC) vai ter mais cinco milhões de euros por ano. E o que é que o MC, que ainda há pouco tempo não tinha dinheiro para assumir os seus compromissos, faz?

Cria novas forma de gastar este dinheiro.

Mas atenção, o MC já está a anunciar os gastos e ainda não tem a certeza da verba que vai receber: “”[Esta verba] é apenas uma previsão. É difícil ter uma ideia exacta,…”

Em que é que o MC vai gastar o dinheiro? Vai assumir os seus compromissos? Não! Vai abrir gabinetes! Gabinetes, senhores, gabinetes!

Vejamos o que vai ser criado. O MC vai criar um “Fundo para a Internacionalização da Cultura Portuguesa”!

Que nome pomposo! Ena, isto vai ser em grande: Cultura Portuguesa!

O que é que o MC entende por “Cultura Portuguesa”? Vejamos o que nos diz o Público:

Será ainda assinado um outro protocolo entre o MC e a Sociedade Portuguesa de Autores e a Cooperativa de Gestão dos Direitos dos Artistas, Intérpretes e Executantes para a criação do Portugal MusicExport, “entidade exclusivamente dedicada ao apoio, fomento e desenvolvimento da exportação e internacionalização da música portuguesa”.

Para o nosso MC, “Cultura Portuguesa” é … Música?

Portanto, o MC vai dar dinheiro à SPA, à GDA e para além disso vai criar um gabinete para promover a música portuguesa lá fora.

Sim, porque os músicos portugueses não têm sucesso nenhum noutros países! E isto é tão grave que há cinco anos atrás se encontravam vários, repito vários, CD da Mariza em… Turku, cidade Finlandesa.

Mas esperem lá, não é responsabilidade das editoras fazerem a promoção dos seus artistas? Porque há-de o MC substituir-se, quando toca a gastos, a empresas privadas? Ou será que este gabinete só vai lidar com artistas sem editora?

O Público coloca bem a questão:

“O que acontece, então, aos apoios à internacionalização que são actualmente já atribuídos pela DGA?”

Os meus professores sempre me disseram que bem falar é sinónimo de bem pensar, pois quem não tem um pensamento claro, dificilmente consegue exprimir-se claramente. Analisemos a resposta dada à pergunta anterior:

“Vamos tentar direccionar o máximo de apoios que já existem para este fundo, para que ele tenha uma visão estratégica e coordenada.”

Mas o que é que isto significa? Afinal o que acontece concretamente aos apoios já existentes? E o que podemos nós pensar de alguém que diz querer que um fundo “tenha uma visão”?

Mas concretamente o que é que vai ser feito? Recorramos à notícia do Público:

“a questão das viagens é fundamental”

Viagens! O dinheiro é para viagens! Hum.. Desculpe?

Portanto, um milhão de euros é para a SPA e para a GDA. E a sra Ministra considera:

“Um programa com “claros contornos de retorno económico”, explica Canavilhas.”

Qual é especificamente o retorno económico? É que para mim não é nada claro que dar um milhão de euros à SPA e à GDA, associações privadas, seja sinónimo de retorno económico.

“O acordo final agrada aos envolvidos, confirma Tiago Faden, da GDA.”

Olha não, pois não havia de agradar?

“Temos um futuro promissor no apoio à exportação da música portuguesa”, garante, reconhecendo no entanto que os valores finais ficaram “cerca de 20 a 25 por cento abaixo” do proposto inicialmente – a ideia de um cluster do fado, por exemplo, ficou para já adiada.

Um milhão de euros agrada, mas aceita-se por favor, que o MC, que não tinha dinheiro para assumir os seus compromissos, faz mal em não dar mais 20 a 25 por cento a um novo projecto, cujos contornos de retorno económico (não) são claros.

Mas esperem lá! Inicialmente? Mas afinal isto já estava tudo combinado?

Quanto ao Teatro, é uma confusão só. Das demissões e fusões que por aí houve (ainda há?) fiquei com a ideia da criação de mais um middleman.

Depois de tudo isto, fica-me a questão mais importante: serão frigideiras ou panelas de pressão?

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s