O @grande_c é uma agenda cultural!

Depois de ter analisado o Grande C, em posts anteriores, resolvi fazer uma análise quantitativa ao Facebook do concurso, já que aquela é a rede social mais activa do Grande C.

Eis o resultado da análise de 687 entradas no Facebook, desde o início da primeira edição do concurso, em 2009, até inícios de Janeiro deste ano.

Assim temos:

  • anúncios e avisos – 40%

Esta categoria diz respeito a anúncios sobre os prémios dos mini-concursos, avisos sobre alterações de datas ao concurso, etc

Exemplos: “amanhã o grande © vai dar prémios aqui no facebook. estejam atentos” / “já te inscreveste? tens até dia 31 de março para te inscreveres e até 30 de abril para enviares as obras finais.” / “…foste o vencedor do cd dos moonspel. parabéns.”

  • Concurso Relações Públicas – 2%

Estranho, não é? Num concurso que se diz ser sobre Direito de Autor não há passatempos sobre Direito de Autor, mas há um concurso para seleccionar um aluno para ser o Relações Públicas desse Concurso!

  • conversa/opinião – 5%

Esta categoria diz respeito a entradas em que o Grande C tenta fazer conversa com os utilizadores no Facebook.

Exemplos: “já alguém foi ver o filme “alice no país das maravilhas” de tim burton? o que acharam?” / “o grande © quer saber se gostas mais de ouvir cantar em português ou em inglês?” / “o grande © quer saber qual é a tua disciplina favorita? vá admite, há sempre uma que gostas mais…”

Esta última é simplesmente execrável. Falar com alunos como se aprender fosse uma seca, é meio caminho andado para os desmotivar…

  • eventos – 24%

Nesta categoria, são anunciados eventos de cariz cultural, maioritariamente concertos.

Exemplos: “estreou ontem dia 11 de fevereiro o filme “precious” que conta a história de uma adolescente obesa, iletrada mãe solteira e grávida, que vive em harlem, é vítima de constantes abusos físicos e psicológicos por parte da sua mãe, mas está disposta a ultrapassar todos os obstáculos, porque a vida é preciosa.” / “hoje é dia de grandes concertos em todo o país: em lisboa, não podes perder a nova rainha da pop, lady gaga, que vai actuar no pavilhão atlântico pelas 20h30. os bilhetes custam entre 50€ e 85€; …” / “gostas de música? guitarradas são a tua cara? então prepara-te porque hoje o slash, ex-guitarrista dos guns n’ roses vai estar no coliseu do porto a apresentar o seu novo álbum a solo. acontece tudo a partir das 22:00. e amanhã é no coliseu dos recreios. não percas.”

  • Felicitações – 0%

Esta categoria tem apenas uma entrada: “parabéns ao teatro meridional!”

  • Mini-passatempos – 6%

Esta categoria inclui pequenos passatempos com prémios, como DVD, CD, bolsas de telemóvel etc. A maior parte das perguntas são feitas de forma a que a resposta nunca esteja errada e o vencedor é aquele cuja resposta tiver mais “likes” originando entradas de alunos do tipo “façam likes na minha frase. troco likes”.

No início havia algumas perguntas em que era necessário saber alguma coisa (mesmo que não relacionada com Direito de Autor), mas rapidamente esse tipo de perguntas foi abandonado.

Exemplos: “passatempo para fãs: imagina que chegavas à escola e na sala de aula em vez do professor tinhas o david fonseca à tua espera. o que dizias ou fazias? escreve algo original e pede aos teus amigos para fazerem like na tua frase. a frase com mais likes até às 16h00 de amanhã ganha um dvd do david fonseca – dreams in colour e uma bolsa de telemóvel tmn.” / “completa a frase: “pelo akon eu era capaz de…” e pede aos teus amigos para colocarem like na tua frase. se a tua frase for a mais original e tiver mais likes até às 23h00 de amanhã ganhas um bolsa de telemóvel do akon e o akon – his story dvd. mãos à obra =)” / “desafio para ganhar 1 convite duplo para a antestreia do filme “precious” no colombo, o primeiro a responder correctamente à questão ganha: qual o nome da actriz principal do filme “precious”?”

  • Publicidade a outros concursos – 1%

Nesta categoria, existem cinco entradas, uma sobre a Orquestra de Câmara Portuguesa estar “à procura de novos talentos” e quatro sobre a SIC Radical estar a dar bilhetes para o Festival do Sudoeste.

  • Publicidade ao Grande C – 14%

Nesta categoria, estão todas as entradas que fazem publicidade ao próprio concurso e que consistem em levar os alunos a inscreverem-se numa das categorias do mesmo concurso.

Exemplos: “já viste as fotos das personalidades que apoiam o grande©?” / “o grande © quer premiar todos aqueles que já se inscreveram no concurso grande ©. hoje é o dia de premiar os inscritos na categoria escrita criativa. para ganhares o livro “burning up – on tour with the jonas brothers” só tens de ser o primeiro a responder a este post com o teu nome e código de inscrição. se a tua insc…rição na categoria escrita criativa estiver válida o prémio é teu.” / “passatempo: o grande © quer premiar todos aqueles que se inscrevam numa das sete categorias. para ganhares uma pen sapo 2gb, um cd do david fonseca – “who are u?” e uma t-shirt da sapo basta seres o primeiro inscrito entre o dia de hoje e o dia de amanhã cuja inscrição seja válida. basta inscreveres-te em http://www.grandec.o…rg e colocares como resposta a este post o teu primeiro e último nome, código de inscrição e categoria. se fores o primeiro a inscrever-se ganhas.”

Qual é o concurso que precisa de dar prémios para ter inscrições?! Ena, deve ser um sucesso!

  • Publicidade directa aos parceiros – 3%

Esta categoria consiste em publicidade directa às editoras parceiros do Grande C.

exemplo: “este prémio é uma cortesia da universal music em parceria com o grande ©. conhece mais em http://www.universalmusic.pt” / “estes prémios são uma cortesia da universal music e da tmn em parceria com o grande©. conhece mais em http://www.universalmusic.pt e em http://www.tmn.pt”

  • Quiz no Facebook – 1 %

Esta categoria tem entradas como “ainda não sabes em que categoria te deves inscrever? faz este quiz e descobre!”

  • Regulamento – 1%

As entradas desta categoria remetem para o regulamento geral do concurso.

exemplo: “atenção: é importante que todos vocês leiam com atenção o regulamento que diz respeito às vossas categorias, bem como as perguntas frequentes. lá tem imensa informação útil para os vossos trabalhos. é importante que leiam tudo direitinho para que as vossas obras estejam dentro do regulamento ok?”

  • Sugestão de Livro – 1%

Esta categoria tem quatro entradas onde o Grande C sugere livros.

Exemplo: “se estás inscrito na categoria de design aconselhamos-te a comprar o livro “design of the 20th century” onde te é explicada a história do design e as tendências marcantes. já fizeste o teu trabalho?” / “és criativo e adoras escrever? então o “manual de escrita criativa” é o livro indicado para ti para que possas evoluir e ser cada vez melhor na categoria de escrita criativa. já te inscreveste nesta categoria?”

  • Pedido de Sugestões – 0%

Esta categoria contém uma única entrada: “precisas de ajuda para realizar o teu trabalho? falta-te aquele vídeo de incentivo ou formação? diz-nos quem é que gostarias de ver e vamos dar o nosso melhor para realizar o teu desejo.”

Conclusão:

A maior parte das entradas no Facebook do Grande C são de anúncios e avisos, o que é perfeitamente natural, já que é uma plataforma que se presta à comunicação.

Se descontarmos os anúncios e avisos, a maior parte das entradas do Grande C no Facebook são sugestões culturais!

Os mini-passatempos, oportunidade excelente para fazer perguntas sobre direito de autor, contêm perguntas ridículas e cujo prémio depende da quantidade de amigos que votam nas respostas, não existindo qualquer critério de qualidade.

É isto um projecto “educativo”? Um concurso que o Ministério da Educação deixou entrar nas escolas para fazer publicidade a concertos e filmes?

One thought on “O @grande_c é uma agenda cultural!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s