Prendas para pessoas que adoram livros

Eu adoro livros. Cerca de 1500 livros em casa e cerca de 2000 ainda em casa dos meus pais para trazer atestam a veracidade da afirmação. Não há como negá-lo. De forma que é muito fácil receber livros como prenda, mas tenho-me apercebido que é muito difícil escolher prendas para mim. Fiz anos há pouco tempo e recebi dois livros. Foram perfeitos, mas sei que as pessoas que mos deram sofreram até se decidirem por aqueles livros. Mas também sei que essas pessoas sabiam desde o início que seria um livro que me iriam dar.

É muito difícil dar livros a pessoas que adoram livros, pois (falo por mim) não só podem já ter o livro, como ter ódios de estimação com certos e determinados autores. E, ou se conhece muito bem a pessoa e a sua biblioteca, ou a coisa pode não correr como esperávamos.

Há pouco tempo deram-me um conjunto de marcadores delicioso e foi precisamente essa surpresa que me levou a escrever um post com sugestões de prendas para pessoas que adoram livros (BookLovers).

Para algumas destas sugestões convém perceber os autores ou género favorito do vosso/a BookLover. O que é muito mais fácil do que tentar decorar todos os livros que o vosso/a BookLover já leu, já tem ou não gosta. Na verdade, basta puxarem a conversa para o assunto “livros” e a pessoa que adora livros corresponderá. Mas é um caminho perigoso: o Booklover não sabe parar…

Para outras sugestões, não é tão importante saber as preferências do vosso Booklover. Começo com as sugestões de livros, que pelas suas características, têm grande probabilidade de serem bem recebidas, mesmo que o o vosso Booklover já tenha lido o livro ou mesmo que já o tenha. Muitas sugestões têm como tema o género policial, um dos meus favoritos, o que não significa que não haja o mesmo tipo de objecto noutros temas.

1ª Sugestão – Primeiras edições

Uma primeira edição (primeira impressão, de preferência) será uma boa aposta. Quanto mais antiga ou rara, melhor. Uma das desvantagens reside precisamente nisto: uma primeira edição antiga, rara e certificada será certamente bastante cara. No entanto, ainda se encontram primeiras edições que fazem as delícias do Booklover a preços razoáveis. A outra, é que, às vezes, é necessário ter algum conhecimento para não serem enganados na compra.

Se o vosso Booklover é um aficcionado do Policial (principalmente da Golden Age) uma boa opção será uma primeira edição de um livro publicado na colecção “The Crime Club” da Collins. Capa cor-de-laranja (cloth) e datada significa que é uma primeira edição. Capa azul ou preta significa reimpressão. Se ainda se juntar dustjacket unclipped (capa de papel com o preço), o livro será ainda mais valioso. Este site indica mais pormenorizadamente como reconhecer estas edições.

As primeiras edições desta colecção publicadas antes de 1945 são muito, muito caras. Para terem uma ideia, algumas edições de títulos não tão conhecidos da Agatha Christie podem chegar às 900 ou 2000 libras. E só o dustacket de um dos primeiros livros publicados daquela autora pode mesmo atingir o valor de 18 000 libras.

No entanto, ainda se encontram primeiras edições publicadas nos anos 1950/60/70 entre 4 a 15 libras. Nem todos os booklovers coleccionam ou adquirem primeiras edições, mas se o fizerem será muito fácil saberem, pois o booklover adora esse assunto de conversa (as pessoas que vêm cá a casa que o digam, apanham cada esfrega!🙂 )

2ª Sugestão – fac-similes

Tenho encontrado, como podem ver na imagem anterior, algumas primeiras edições de uma das minhas escritoras favoritas, mas sempre com uma regra: se a primeira edição custar menos de 15 libras, compro (com ou sem dustjacket), se custar mais do que isso, opto pelo fac-simile, que varia entre as 7 e as 11 libras. Para orçamentos mais abastados podem optar por caixas comemorativas.

Há pouco tempo, vi em algumas livrarias uma edição da “Mensagem” do Fernando Pessoa, fac-similada a partir do original da Biblioteca Nacional. (E ainda dizem que não se faz dinheiro com obras disponíveis gratuitamente na web…)

Podem encontrar ainda alguns livros fac-similados do Raymond Chandler (hard-boiled) ou até mesmo da Agatha Christie na Fnac, por exemplo (entre 15 a 20 euros), para aqueles que gostam do policial.

Eis alguns dos fac-similes que tenho:

3ª Sugestão – Adoptar um livro em nome da pessoa presenteada

Uma outra sugestão é “adoptar” um livro, em nome do vosso booklover. Algumas bibliotecas, confrontadas com o custo da conservação dos livros têm programas de adopção.

É o caso da British Library, onde se pode adoptar um livro a partir de 25 libras.

A Biblioteca Joanina, em Coimbra – uma das mais belas do mundo – tem um programa de mecenato chamado SOS Livro, para ajudar à restauração e conservação do livro antigo. Mas no site, o programa dirige-se a empresas e instituições, pelo que suponho que os valores sejam muito altos.

Se tiverem uma biblioteca de eleição podem sempre perguntar se há algum programa do género a preços razoáveis. E, nesse caso, digam-me que acrescento aqui🙂

4ª Sugestão – Edições cuidadas

Uma outra ideia pode ser a oferta de um livro (que o vosso booklover já pode ter), mas numa edição cuidada (em papel bíblia ou com ilustrações capa, de tecido ou fitinha em cetim como marcador, por exemplo). Na imagem, pode ver-se uma edição com as ilustrações pintadas por uma artista recente e uma pequena edição, em papel fininho e com as páginas debruadas a dourado (no centro, uma edição de 1933, que as primeiras deste livro são para mim inacessíveis🙂 )

5ª Sugestão – Livros sobre livros

As pessoas que adoram livros, adoram falar sobre livros e, mais importante, adoram ler livros sobre livros. Uma sugestão pode: livros que são biografias de personagens, livros que contextualizam a publicação dos livros e a vida de determinado autor, livros sobre os livros de determinado autor, livros sobre recentes descobertas de cadernos ou materiais de determinado autor ou ainda livros com jogos, como palavras cruzadas no caso da imagem, sobre livros.

De uma forma mais geral, existem livros sobre livros (e bibliotecas) absolutamente deliciosos:

– Uma História da Leitura de Alberto Manguel (reeditada recentemente em Portugal);

– The Library at Night de Alberto Manguel

– Um Diário de Leituras de Alberto Manguel

– Bibliotecas cheias de Fantasmas de Jacques Bonnet, traduzido por Mário Silva, Bibliotecário de Babel.

Depois ainda há os livros sobre determinado género. Aqui ficam algumas sugestões para aqueles que gostam do Policial (existem vários sobre outros géneros):

– The Cambridge Companion to Crime Fiction editado por Martin Priestman

– The Crime and Mystery Book de Ian Ousby

– The Murder Book, An Illustrated History of the Detective Story de Tage Courand e Harald Mogensen

6ª Sugestão – Livros baseados noutros livros

Para acabar com as sugestões de livros e passarmos a outros objectos sobre livros, uma boa opção pode ser um livro baseado noutro livro.

Ando encantada com as graphic novels baseadas nos livros da Agatha Christie:

E a namorar esta do “Pride and Prejudice”. Recentemente, também baseados nas histórias de Jane Austen, foram publicados alguns livros de terror, como “Orgulho e Preconceito e Zombies”.

7ª Sugestão – Marcadores de Livros

À primeira vista, oferecer marcadores de livros pode parecer não muito original, mas como puderam ver no post anterior a oferta de marcadores pode ser um autêntico sucesso.

Na Loja de História Natural, na Rua do Monte Olivete, 40, 1200-280 Lisboa, podem encontrar marcadores de livros sobre livros, natureza e outros temas e se o vosso booklover for apaixonado pela natureza têm ainda como possibilidades livros sobre o tema.

No caso dos marcadores, ainda há a possibilidade de oferecerem um feito por vós: em cartão pintado, com flores secas coladas, forrados a tecido, a partir de um clip, ou bordados a ponto de cruz. As possibilidades são imensas!🙂

E lembrem-se, os marcadores são uma necessidade para o booklover🙂

8ª Sugestão – Jogos de Tabuleiro e Puzzles

Se o vosso booklover gosta de Monopoly, que dirá ao Bookopoly? E se quando jogam Trivial Pursuit, o vosso booklover só se entusiasma quando lhe saiem perguntas de Literatura, talvez seja altura de considerarem o Bookchase. Na imagem, podem ainda ver um Mystery Puzzle baseado num livro e em que não há imagem do puzzle, apenas um resumo da história, a partir da qual têm de adivinhar qual a imagem a fazer😀

9ª Sugestão – Book Journal ou Book Diary

Mesmo que o vosso booklover use a LibraryThing ou outro sistema digital, há uma grande probabilidade de não resistir aos Book Journals, uns caderninhos que servem para anotar bibliografias, reviews e o mais que for preciso sobre cada livro, que lemos ou queremos ler.

A Moleskine tem um, mas há outros com capas mais apelativas.

O melhor de tudo é que se o orçamento for pequenino podem oferecer um feito por vós. Basta criarem um documento (do tamanho que acharem mais conveniente, o ideal será um tamanho que sirva para trazer na carteira ou no bolso, mas não demasiado pequeno que não dê para escrever). Depois é só colocar os campos que acharem mais úteis: Título, Autor, Editora, Data de Publicação, Notas, Opinião, Rating (aqui podem mesmo colocar cinco estrelas de forma a poderem ser “pintadas” consoante opinião da pessoa que leu o livro), imprimir as folhas (ou no caso de o fazerem “à mão”, fotocopiarem) e encadernarem a gosto.

10ª Sugestão – Tote Bags e t-shirts

Não sei a tradução para os tote bags. São sacos de pano, para trazer na mão ou ao ombro, que podem carregar vários objectos, mas parecem ser extremamente apelativos às pessoas que adoram livros. Tenho vários, quer de livrarias ou bibliotecas que visitei, quer feitos por mim.

Basicamente, é um saco deste género. Algumas lojas de estampagem de t-shirts fazem também estampagem destes sacos. E assim, podem estampar citações ou illustrações (que estejam em domínio público) de autores favoritos do vosso booklover.

Outra alternativa é estampar nos tais sacos ou mesmo em t-shirts frases divertidas relacionadas com livros: “Seja breve: faltam-me poucas páginas para acabar um livro” ou “Cuidado. Ou ainda és a minha próxima vítima… no policial que estou a escrever”, etc.

11ª Sugestão – Objectos Diversos

Pulseiras, brincos, alfinetes, pins com capas e motivos de livros. É um não acabar de possibilidades. Outra possibilidade, se viajarem muito, é passarem por bibliotecas nesses países. Algumas têm lojas onde vendem diversos objectos relacionados com a própria biblioteca.

12ª e última Sugestão – Kits pessoais de bibliotecário

Por último, se o vosso booklover for pequenino ou pequenina, o Little Librarian é delicioso. Para os crescidotes, também há🙂

3 thoughts on “Prendas para pessoas que adoram livros

  1. Catherine Fraga says:

    Exma. Senhora,

    O meu nome é Catherine Fraga e sou jornalista do programa “As Tardes da Júlia”, apresentado diariamente na TVI. Estou a contactá-lo na sequência de um tema que estamos a preparar – “É possível viver sem …”. O nosso objectivo é o de surpreender os telespectadores com o testemunho de pessoas que, em pleno século XXI, garantem não ter televisão, por convicção.

    Tive a oportunidade de constatar, através de uma pesquisa que fiz na internet, que era o seu caso. Gostaria de entrar em contacto consigo, para lhe explicar mais pormenores.

    Grata pela atenção dispensada,

    Com os melhores cumprimentos,

    Catherine Fraga
    214340421 / 910019509

    Like

  2. Cara Catherine,
    agradeço o seu contacto, mas não me parece ter o perfil adequado ao programa que descreve.
    Primeiro, porque a razão pela qual não tenho televisão não se deve a qualquer tipo de convicção: simplesmente não vejo utilidade em tal objecto.
    Em segundo lugar, para mim, surpreendente é, que em pleno século XXI (com toda a tecnologia que temos), ainda haja pessoas a comprar e a ver televisão.

    Mais uma vez agradeço a sua atenção,

    Like

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s