O Caso do Mesmo Livro Diferente

Este meu gosto por livros policiais tem-me levado a descobrir algumas histórias engraçadas, quer por me levar a pesquisar sobre o assunto, quer por descobri-las por mim própria. Com mais de 1500 livros nesta casa (fora os que definham na casa dos meus pais) torna-se, às vezes, complicado de manter na cabeça todos os que tenho, em português ou noutras línguas, acontecendo volta e meia chegar a casa, sem querer, com um livro em português do qual já tenho a edição em inglês (um dia terei a minha colecção devidamente organizada no LibraryThing).

A verdade é que muitas vezes o preço é convidativo: 20 cêntimos, 50 cêntimos, 1 euro…

Lembro-me que comprei um livro do Nicholas Freeling, com o título “Crime em Amsterdão” por 20 cêntimos (ainda tem a etiqueta com o preço atrás) da Colecção Vampiro e mais tarde ter comprado outro do mesmo autor (num batch numa feira de livros usados) com o título “A Arma fez-se para Matar”. A coisa correu bem, até ter começado a ler este segundo livro. Logo no primeiro capítulo parecia-me já ter lido a história, mas não me lembrava nem de ter o livro, nem de o ter requisitado numa biblioteca. Fui à estante e abri todos os livros que tinha daquele autor (que não são muitos) e qual é o meu espanto ao verificar que era exactamente o mesmo livro!

O livro era o mesmo (o autor, o ano de copyright e o título em inglês “Gun Before Butter” confirmavam ser o mesmo livro), mas não só tinham títulos em português diferentes como estavam na mesma colecção (nºs 229 e 477 respectivamente) e um tinha quase metade das páginas do outro (244 e 164 páginas respectivamente), com o tipo de letra sensivelmente do mesmo tamanho!

A diferença talvez se explique pela tradução: o primeiro livro foi traduzido por Fernanda Pinto Rodrigues e o segundo por Mascarenhas Barreto. O que não consigo explicar é como quem coordenava a colecção deixou passar isto.

O primeiro com uma belíssima capa de Lima de Freitas e o segundo com uma capa mais vulgar, característica dos números mais recentes da Colecção Vampiro:

[O copyright das imagens neste post pertence aos seus autores e estas são aqui publicadas apenas a título informativo e histórico]

One thought on “O Caso do Mesmo Livro Diferente

Leave a Reply

