Que licença Creative Commons para esta casa?

Ainda não me tinha dado ao trabalho de colocar uma licença Creative Commons neste blog. Na verdade, não me importo com a utilização que as pessoas possam fazer com os conteúdos desta casa (aqueles que forem criados por mim, bem entendido). Mas se o não o disser, é natural que pressuponham que todos os direitos são reservados.

Pelo que decidi colocar uma licença Creative Commons. A primeira opção que me ocorreu não foi a de uma licença, mas aquilo a que se chama Creative Commons Zero.

Uma das diferenças é que a CC Zero não obriga à atribuição. A autoria não é um problema em si para mim, mas ultimamente tenho-me defrontado com o seguinte problema: encontro uma imagem (acontece sobretudo com imagens) publicada num espaço web, que sei que não foi criada pela pessoa em questão e cuja autoria não é atribuída, pelo que acabo num beco sem saída se quiser saber mais sobre aquela imagem.

Daí ter escolhido uma das licenças CC mais livres, mas que ainda assim obriga à atribuição. Com o nome do autor parece-me mais fácil encontrar mais informação sobre o conteúdo.

Mas queria saber a vossa opinião e eventualmente mudar a licença de acordo com a vossa reflexão. Acham que a obrigatoriedade da atribuição é útil no sentido que explicitei ou por outro lado ela não facilita mais, podendo ser mesmo impeditiva em alguns casos da utilização da obra e assim ser preferível optar por uma CC Zero?

3 thoughts on “Que licença Creative Commons para esta casa?

  1. Eu optei por um CC Zero porque, se bem que concorde com a tua posição acerca da atribuição de autoria, acho que quem copiar o que eu escrevo deve dizer de onde copiou por uma questão de honestidade e respeito por quem o ler, e não tanto por uma exigência minha.

    Basicamente, o único direito que tenho como autor do que publico é de ser tratado com honestidade, como qualquer outra pessoa. Mas não sou pai de toda a gente, por isso não sou eu quem os vai mandar ser honestos com um acordo de licenciamento. Se são são, se não são azar, os pais que os tivessem educado🙂

    Like

Leave a Reply

