Escrita e Organização

Ontem, a propósito do meu post sobre o Scrivener gerou-se uma discussão no Friendfeed sobre “aplicações livres para compilação, criação, organização e documentação de informação”, pelo que decidi escrever um pouco sobre o que uso para criar e gerir a informação que preciso.

Antes demais gostaria de dizer que fiquei muito contente por existir uma versão do Scrivener para Linux. A licença não é muito fixe, o Scrivener é e vai continuar a ser proprietário, mas é de louvar que as empresas comecem a pensar nas pessoas que usam Linux como utilizadores como os outros.

A segunda razão pela qual fiquei contente é que o Scrivener é daquele tipo de software que surge logo como exemplo quando as pessoas mudam para Linux e começam a procurar alternativas às aplicações que usavam em mac.

Só para terem uma ideia, e seguindo o ponto do J M Cerqueira Esteves de escrever em LaTeX, há mesmo um projecto para criar um Scrivener a partir do Lyx.

Existem algumas aplicações do tipo para Linux. Uma delas é o Writer’s Cafe, proprietário também. Nunca o usei intensivamente, mas pessoas que usaram ambos continuam a considerar o Scrivener superior. Existe ainda o CeltX, que experimentei no início e que crashava por todo o lado. Hoje fui ao site, por lembrança de ovigia, e percebi que está na altura de experimentar novamente.

Estas aplicações têm em comum serem dirigidas para pessoas que queiram escrever livros, peças de teatro, scripts para rádio etc, mas são usadas também, e era essa a utilização que eu fazia do Scrivener, para organizar e criar informação.

A partir da thread do Friendfeed decidi escrever um post a descrever o que uso.

Uma das aplicações que uso cada vez mais é o Zim, que é um wiki de Desktop. Uso-o sobretudo para colocar informação, notas de reuniões, listas, ToDos, etc

Vantagens:

  • Por cada notebook criado, é criada uma pasta na qual são guardadas as páginas em formato txt;
  • Para além das vantagens de poderem editar esses ficheiros com qualquer editor de texto, também podem, se precisarem de trabalhar sem distrações, editá-los com o TextRoom;
  • Ordenar coisas a fazer por prioridade;
  • Gerar um journal com uma página por cada dia;
  • etc

Uma aplicação, também muito boa, que pode servir para o mesmo objectivo, é o Basket.

Depois uso o Zotero, um plugin para o Firefox. Para imaginarem como tenho em conta esta aplicação, posso dizer-vos que se eu não usasse o Firefox, passaria a usar só para poder ter o Zotero.

Vantagens:

  • Gestão de referências bibliográficas;
  • Possibilidade de guardar páginas web para ver, comentar ou sublinhar offline;
  • Notas associadas a referências;
  • Indexação de pdfs;
  • Anexar links ou ficheiros a referências;
  • Sincronização com a conta online (o meu perfil no Zotero está uma desarrumação só, estou neste momento a organizá-lo localmente para sincronizar novamente)
  • Tags;
  • etc

Outro plugin que uso no Firefox é o Readitlater, que serve para marcar páginas web que me interessam ler, mas as quais não posso ler naquele momento. Mais tarde, quando as tiver lido, passo-as para o Zotero (se precisarem de anotações ou se as for usar na tese) ou para o Delicious (se as considerar links de referência). O ReaditLater permite fazer o download das páginas marcadas para ler offline e normalmente tenho-o sincronizado no Android.

Para documentos, uso o OpenOffice, com integração com o Zotero e para organizar e ler ebooks uso o Calibre, que também me é útil para transformar pdf em epub e poder lê-los no Android com o Aldiko. Para anotar pdfs (artigos sobretudo) uso o Okular.

Uso ainda o Topshelf, que é uma applet para o Gnome Panel. Serve para ter sempre à mão os documentos e ficheiros que preciso para trabalhar nas determinadas fases do meu trabalho. Ao arrastar para lá os ficheiros é criado um link e assim demoro menos tempo sempre que os precisar de abrir.

Para Mind-Maps, estou a usar e a experimentar o VUE, pelo que ainda não poderei dizer se é o melhor. Experimentei o XMind, mas numa das vezes perdi o que estava a fazer e até hoje ainda não percebi bem como, pelo que deixei de me sentir segura a usá-lo.

17 thoughts on “Escrita e Organização

  1. Eu ando à procura de uma aplicação deste género, que me permita guardar páginas, links, imagens e outros elementos multimédia, inserir citações, etc. O objectivo é poder fazer recolha, organização e criação de informação para posts, etc.
    O ideal é ter uma aplicação web livre, porque assim posso aceder a ela em qualquer local. O Zotero está mais ou menos dentro do que pretendo, mas não me deixa guardar conteúdos multimédia (pelo menos ainda não encontrei nada para isso).
    Já considerei um groupware, mas parece-me demasiado complexo para o que pretendo, para além de ter muitas funcionalidades que só vão estorvar.

    Para guardar coisas para ler à posteriori, uso o instapaper.com. Mas tenho a minha conta num estado tão caótico que evito tanto visitar o site como adicionar mais coisas.
    Da última vez que usei o ReadItLater, só podia guardar 5 links, salvo erro, e para ter mais tinha que pagar. Não gostei muito disso…

    Bater texto, é no Gedit. Uso-o para quase tudo, por acaso.

    Like

  2. Bem, eu não queria dizer quantos links tenho no ReaditLater (porque tenho vergonha do atraso das leituras), mas posso dizer-te que tenho bem mais de 50🙂
    Podes anexar ficheiros ao Zotero, o problema é que só tens 100Mb gratuitos para sincronizares com o servidor. Já agora em vez de sincronizares com o servidor do Zotero podes fazer a sincronização com qualquer outro que suporte webdav.

    Olha, lembrei-me agora de outra, que uso mais no Android e como ainda a estou a testar uso-a para coisas menos sérias até estar mais segura:
    http://springpadit.com/

    Like

  3. Marcos, tenho medo que uma Wiki se torne demasiado complexa. Eu ainda tenho alguma dificuldade com a sintaxe e com a associação de elementos e criação de páginas. Mas, caso não encontre uma solução web mais viável, lá terá de ser.

    Like

  4. ovigia – Esse Rednotebook enche-me o olho… Já o tive instalado. Acabei por continuar com o Zim por já estar habituada… mas agora que falas nisso…

    Bruno – Penso que será difícil encontrares uma app web gratuita que guarde mesmo os vídeos porque suponho que isso ocupe muito espaço. Pelo menos para os vídeos, um link não será suficiente?

    Like

  5. Paula, no caso dos vídeos, um link chega bem. Se der para usar código embebido, perfeito!

    Marcos, tenho que ver o que o Webtuga já tem disponível. A parte da estética é o menos importante; desde que seja legível e simples de usar, está perfeito.

    Like

  6. Bem, meti a MediaWiki a correr no meu alojamento e, para já, parece-me que vai ser a solução definitiva.
    Se ao menos conseguisse encontrar uma todo para integrar com esta wiki…

    Like

  7. Nem sabia que há wikis assim.

    A escolha recaiu na mediawiki porque, para além de me parecer ter uma boa manutenção e userbase, tem muita informação online disponível para configuração.

    Like

Leave a Reply

