Libranda: O DRM não é para os “piratas”, é para si, caro leitor!

Foi uma crónica da Isabel Coutinho no Público sobre a Libranda que me levou a escrever um post sobre o DRM nos ebooks: as tais tecnologias anti-cópia que não protegem autores, mas apenas retiram direitos aos leitores.

Hoje, a directora geral da Libranda dá-me razão, numa entrevista ao Expansión. Começa logo por afirmar que o DRM é contornável (tecnicamente):

Cualquier experto puede romper un DRM, eso lo sabemos todos.

Para depois explicar porque é que ainda assim a Libranda utiliza DRM (mesmo um tipo de DRM que já foi quebrado):

No lo vemos como una herramienta para luchar para el pirata, sino como una medida disuasoria frente al consumidor normal y corriente.

É isso mesmo, o DRM da Libranda não é para lutar contra os “piratas”, é dirigido aos consumidores “normais”, isto é, aos clientes, aos leitores, que lhes dão dinheiro.

Como leitora, sinto-me insultada.

A certa altura acalentei a esperança de que a indústria livreira fizesse a diferença. Enganei-me. A indústria livreira segue na peugada da indústria discográfica e cinematográfica, cometendo exactamente os mesmos erros. E segue já com uma grande desvantagem, a indústria discográfica apanhou muitas pessoas desprevenidas, mas hoje cada vez mais as pessoas sabem o que é o DRM e cada vez é mais difícil enganar as pessoas.

Depois, não se queixem…

Deixem-me acrescentar que qualquer pessoa que saiba comprar um ebook num website também sabe fazer uma pesquisa no Google. E qualquer pessoa que saiba fazer uma pesquisa no Google também sabe contornar o DRM.

2 thoughts on “Libranda: O DRM não é para os “piratas”, é para si, caro leitor!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s