Direitos contra Direitos – o DRM e a escrita da História

Para o DRM-PT.info, o encontro Direitos contra Direitos acabou mais cedo, pois ainda nos espera uma longa viagem até casa. A experiência foi muito positiva, pudémos explicar às pessoas os problemas associados ao DRM.

Mais importante foi falar com os candidatos e deputados sobre estas questões e levantá-las ainda na mesa redonda sobre o tema dos Direitos de Autor.

Em Portugal, é proibido contornar ou neutralizar o DRM (pode dar até um ano de cadeia), conhecido por tecnologias anti-cópia. Claro que toda a gente o faz, muitas das vezes sem o saber. Mas continua a ser ilegal.

Pensemos nesta questão quando relacionada com o domínio público: os objectos digitais com DRM nunca entrarão verdadeiramente em domínio público, se a lei continuar a proibir a sua neutralização.

Pensemos nesta questão relacionada com a História: quando os historiadores se debruçarem sobre os objectos digitais de hoje, que fazem parte do nosso património cultural, e eles tiverem DRM, como vão poder aceder-lhes se é ilegal contornar o DRM?

Para o editor musical David Ferreira, quebrar o DRM não é um problema porque ainda ninguém foi preso por o fazer (como se este fosse um argumento – eu quase me senti mal por querer cumprir a lei!!!) e considera que o DRM está a desaparecer. Claro que hoje é quase impossível comprar um DVD sem DRM. A indústria livreira está a entrar no mundo digital e está a utilizar DRM.

Estamos a trancar os nossos objectos digitais (livros, filmes, música, etc) e a deitar a chave fora, o que pode ter consequências desastrosas no futuro.

2 thoughts on “Direitos contra Direitos – o DRM e a escrita da História

  1. lolada says:

    Para o editor musical David Ferreira, quebrar o DRM não é um problema porque ainda ninguém foi preso por o fazer (como se este fosse um argumento – eu quase me senti mal por querer cumprir a lei!!!)

    LOLOLOLOLOL.

    Like

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s