@itwitting – Diálogo de surdos

Editado: o i é um jornal português de âmbito nacional recente

É verdade que não gosto do i, mas uma vez que me apercebi que estavam com problemas e levava dois minutos a esclarecer, decidi fazê-lo.

O que se passa é que o serviço de short URL que o i utiliza não está a funcionar http://ow.ly/, fazendo com que os leitores do twitter do i não consigam aceder aos links que eles disponibilizam.

O problema do i é o problema de todas as pessoas/instituições/empresas que decidem lacrar a sua informação e dados em formatos dos quais não têm qualquer controlo. É o problema do DRM, é o problema dos formatos proprietários e fechados. É o problema das pessoas que lacram ou deixam lacrar a sua informação sem ficarem com a chave.

Pelos vistos, outras pessoas já se queixaram do mesmo e com o mesmo serviço ow.ly.

Assim que me apercebi do problema expliquei aos srs do i, via Twitter. Continuaram a usar o serviço.

Depois, indiquei um addon para o Firefox, a algumas pessoas que estavam com problemas, que permite desfazer esta asneira dos short URLs: http://www.longurlplease.com. O i disse, via Twitter, que o problema já estava resolvido, embora não o conseguissem explicar.

Sugeri-lhes que lessem os replies que lhes fazem. E que não, não está resolvido. Neste momento em que escrevo os links em formato http://ow.ly não funcionam. Apenas as pessoas que usam Firefox com o tal addon conseguem aceder aos links do i, via Twitter.

Depois disto tudo, o i continua a colocar os seus links no formato http://ow.ly, que não funcionam.

Sinto-me num diálogo de surdos. Que mais pode uma pessoa fazer? Para a próxima fico quieta. Eu nem gosto do i…

5 thoughts on “@itwitting – Diálogo de surdos

  1. O problema é simples: eles usam o twitter porque “toda a gente usa o twitter”, mas não o sabem usar, o que torna o seu uso mais prejudicial que benéfico. O “i”, com as suas várias contas no twitter, e pelo menos alguns dos jornalistas do i, não lêm os replies no twitter (tal como, por exemplo, não lêm os comentários às notícias ou artigos dos blogues do jornal). Tentam ser “um jornal jovem”, mas pior do que serem um “jornal tradicional”, são um jornal tradicional que finge que não o é. Dá os meios para que os seus leitores colaborem e dêm feedback ao jornal, para depois os ignorar. Pior a emenda que o soneto.

    Like

  2. Nelson: foi temporário. Mas já não é a primeira vez que o Ow.ly tem problemas. Há várias pessoas a queixarem-se disso. É preciso pensar muito bem antes de colocarmos a nossa informação trancada e cuja abertura depende de terceiros que não controlamos.

    Like

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s