1ª utilidade do cartão do cidadão ou porque deveríamos ter eleições mais frequentemente

Até agora não só tive de efectuar exactamente os mesmos procedimentos que teria de fazer com o sistema antigo, como, devido à maior afluência dos portugueses às Lojas do Cidadão, perdi mais tempo a tratar das coisas.

Mas eis que, pela primeira vez, o cartão do cidadão mostra alguma utilidade: recebi há alguns dias atrás, uma carta da Junta de Freguesia, dizendo-me que, pelo facto de ter mudado a morada no cartão do cidadão estava automaticamente inscrita nos cadernos eleitorais, indicando-me o meu novo número de eleitor.

Mas não satisfeitos, passados alguns dias voltaram a enviar-me outra carta com a mesma informação, aumentando apenas uma letra ao número de eleitor.

Para além disso, ainda me davam a possibilidade de tirar qualquer dúvida através de telefone, email, sms, fax, correio ou website.

Admirei-me. Depois de tanta parvoíce junta no processo do cartão do cidadão, admirei-me desta eficiência.

Eu não quero ser injusta, mas intuo que as eleições próximas têm alguma coisa a ver com isto.

8 thoughts on “1ª utilidade do cartão do cidadão ou porque deveríamos ter eleições mais frequentemente

  1. Ouvi na rádio, de manhã, que salvo erro, um Presidente da Câmara, identificou uma falha grave nos cartões, no que respeita ao controlo eleitoral.

    Não ouvi mais nada, mas fica a nota.

    Like

  2. Pedro says:

    Epah!!! Ganda trol que me saíste….

    Tu dás-t bem com a vida?

    Só tens posts a reclamar de tudo e todos….

    Pensa da seguinte forma: “será problema meu, ou estarei eu, e só eu certa, e o resto do mundo errado?”.

    Porra

    Like

  3. Pedro:
    1) Troll tem dois l’s;
    2) Não sabes o que é um Troll. Troll é aquilo que tu estás a ser aqui. Tu é que vieste ao blog da Paula só para dizer inutilidades;
    3) A Paula reclama com o que acha mal. Não concordas com ela? Refuta-a. Caso contrário o ruído que acerscentas com esse teu comentário, isso sim, é atitude de Troll.

    KKTHXBYE

    Like

  4. Caro Pedro,
    lamento que a exposição de factos o tenha aborrecido, mas para sermos justos eu não o obriguei a vir aqui ou a ler os posts.

    Dou-me muito bem com a vida e sou tão feliz quanto poderia ser. Ou mais ainda. E reclamo, reclamo muito e reclamarei sempre que algo não me parecer justo ou correcto.

    Porque só se as pessoas reclamarem é que o que está mal muda.
    Quando fui mudar a morada, disseram-me que a mudança digital só poderia ser feita não menos do que daí em seis meses, fiz uma reclamação. Recebi três cartas-resposta das entidades relacionadas e fiquei a saber que já é possível fazer a mudança de morada digital.

    Não, o problema não é meu. Se, de facto, leu os posts como afirma, rapidamente chega a essa conclusão: os problemas com o cartão do cidadão não são meus, são da má implementação que este serviço teve.

    Mas desafio-o a refutá-los. Esteja à vontade para o fazer.

    Like

  5. Vejo no cartão do cidadão uma vantagem (para o futuro).
    A inclusão de assinaturas digitais para todos.
    Imaginem a minha desilusão, quando ao fazer o meu cartão me perguntaram se queria uma assinatura digitial, sim, porque é opcional.
    Este é mais um exemplo da má implementação do cartão do cidadão. A ideia de se dar essa funcionalidade a todos é, na minha opinião, excelente. Mas ao tornar-se opcional perde qualquer utilidade para um serviço público que as considere usar.
    Esse serviço não as vai poder exigir dos cidadãos, porque são opcionais, ou seja, a sua utilidade vai praticamente nula.

    Like

  6. helena magalhaes says:

    a adesao a assinatura digital ronda os 60%…alem nao faz sentido tornar obrigatoria a assinatura digital se o cidadao nao possui pc,net e leitor de cartoes…esta funcionalidade do novo cartao e optima e de futuro evita muitas horas perdidas em filas nos serviços publicos…quase metade da populaçao esta envelhecida…este cartao ira ser desfrutado pelas geraçoes mais jovens e que aderem a esta nova funcionalidade em 80% do total…

    Like

Leave a Reply

