Cartão do Cidadão – Reclamação

No sábado, eu e o Marcos fomos, mais uma vez, à Loja do Cidadão com o objectivo único de levantarmos o cartão do cidadão. Depois de uma senhora surpreendida me dar o novo cartão, exactamente igual fisicamente, ao velho cartão dirigi-me ao número 7 para fazer uma reclamação por escrito.

É execrável que me façam perder três dias para mudar uma informação que apenas existe na sua forma digital. É execrável a situação naquela loja do cidadão, em termos de espera. Foram estas as duas razões que motivaram a minha reclamação.

Da primeira, já vos falei anteriormente.

Há cerca de 15 dias, eu e o Marcos fomos à Loja do Cidadão para levantar o cartão. Chegámos lá ao meio-dia e não já não havia senhas. O serviço fecha às 15h.

No sábado, chegámos lá às 10h30. Havia um problema com a máquina das senhas, pelo que as pessoas começaram a fazer fila para tirar uma senha. Às 10h40, colocaram uma pessoa da Loja do Cidadão no fim da fila para dizer às pessoas que chegassem que não íam dar mais senhas do que o número de pessoas que se encontravam na fila. Eu vi pessoas a irem-se embora a essas horas por lhes ter sido dito que não íam dar mais senhas.

Relativamente à primeira questão disseram-me ser um problema informático e que no futuro vai dar para mudar a informação digital sem ter de tirar um novo cartão. Não me conseguiram explicar porque lançaram um serviço que não estava completo.

Relativamente à segunda questão, escusaram-se com um papel afixado na porta que parece dizer que podem fechar mais cedo, devido à afluência do público. É claro que este papel faz do horário inútil. Uma hora depois do serviço abrir (9h30), o serviço fecha (10h40). É evidente também que a afluência do público é da responsabilidade do serviço do cartão do cidadão: é uma coisa nova, é natural que as pessoas queiram ter uma coisa nova. Aquilo que deveriam ter feito era dar o cartão de cidadão apenas àquelas pessoas que precisariam de renovar ou alterar um dos documentos anteriores.

E nem é uma questão de alguns terem o “privilégio” de ter o cartão do cidadão, porque até agora eu tive de fazer exactamente o mesmo como se tivesse os documentos antigos (tirar novo cartão por alteração de morada, pedir a mudança de morada às finanças e vamos ver o que mais), com a agravante dos serviços estarem sobrelotados e ter de perder muito mais tempo.

8 thoughts on “Cartão do Cidadão – Reclamação

  1. “Aquilo que deveriam ter feito era dar o cartão de cidadão apenas àquelas pessoas que precisariam de renovar ou alterar um dos documentos anteriores.”

    O Português por algumas novidades sem interesse faz tudo. Caso a medida que tu apontas e que faz todo o sentido, fosse tomada o pessoal ia para lá e dizia: “Fui assaltado e fiquei sem documentos.”

    Eu tive a sorte/azar de quando foi alterar em Junho por causa do casamento me ter sido emitido o BI antigo em papel. Por tal acho que só vou trocar lá para 2014 quando deixar de ser válido.

    Like

  2. jose luis mello correia says:

    Pedido de cartao de cidadao em 16/01/09, Av. Defensores de Chaves, Lisboa, nº do processo 173017A, contrb. 123473098

    Já fui, já pedi , já tentei telefonar (Impossivel, está sempre ocupado), já enviei um E-mail e continuo sem quqalquer resposta.

    Fazem publicidade dizem para fazer marcação etc,etc. Nada.Temos direito a reclamar ou não vale a pena. Fica tudo em águas mornas como de costume e neste povo de brandos costumes, deixamos seguir. É o País que merecemos. E mais, é o governo que temos e fomos nós que lá os pusemos. Bem feita.

    Like

  3. José,
    Tem toda a razão. Eu tenho tido também muitos problemas com o cartão do cidadão.
    Eu fui mesmo à Loja do Cidadão e fiz uma reclamação por escrito. Responderam-me por carta, mas obviamente não resolveram.
    Mas pelo menos reclamei.

    Como este post já foi escrito há bastante tempo é natural as pessoas não virem responder.
    Espero que lhe resolvam a situação rapidamente.

    Like

  4. Cristina do Carmo says:

    Hoje, dirigi-me à Defensores de Chaves para confirmar a alteração da morada. Cheguei meia-hora antes da abertura e consegui (coisa rara) a senha nº1!!! mas não servio de muito. Chamaram-me, mostrei as respectivas cartas e cartão e…para que mais uma vez nada corra bem, o sistema não aceitava alterações de dados!!! Então, depois das tentativas da praxe em em vários terminais, explicaram-me que o servidor utilizado era o da Casa da Moeda, que não estava funcionar. Ora, depreendo (sem certeza), que na Casa da Moeda liga o servidor quando começa a funcionar ou quando o seu funcionamento assim o exije. Logo, se as repartições que o utilizam começarem a funcionar antes, azarito.Os utentes que esperem, sebe-se lá quanto tempo, ou voltem mais tarde com a incerteza de poderem resolver a sua situação.
    Acompanhado de um pedido de desculpas solicitaram o meu contacto a fim de me contactarem logo que o sistema estivesse a funcionar. São agora 14. 42 h e não sei o que fazer. Tento novamente? Irei noutro dia? É que se fosse só isto, uma pessoa ainda mantinha a calma. Mas saber que a excepção, nestes casos, não confirma a regra…

    Like

  5. Cristina do Carmo says:

    Digo: …serviu…, …a Casa da Moeda…, …sabe-se lá… (escrito sem utilização do acordo ortográfico)

    Like

  6. Maria João amorim says:

    O cartão do Cidadão continua a dar que falar, com os problemas informáticos de sempre, pena é que todos os português continuam a pagar para ver estes problemas informáticos, que o nosso governo afirmo já ter resolvido.
    Hora no dia 28-02-2011 estava à porta da Conservatória do Registo Civil de Alenquer e durante uma hora estivemos cerca de 20 pessoas à espera que os tais problemas informáticos se revolvessem, aqueles que já tinha sido resolvidos e afirmado pelo nosso Governo.
    Se o sistema informático não serve e as necessidades do nosso pais a nível nacional, porque que os nossos governantes insistem nele?

    Like

Leave a Reply

