“The Curious Case of Benjamin Button”

Parece que muito se fala deste recentemente estreado filme.Vi o trailer e fiquei curiosa com a história. Há pouco tempo, uma amiga perguntou-me se não íamos ver o filme. Lá lhe expliquei que o filme é da Warner, uma empresa pró DRM. Expliquei-lhe também que, como é óbvio, recuso-me a dar dinheiro a uma empresa que insiste em retirar-me direitos.

Dei-lhe vários exemplos, se comprar um DVD de um filme da Warner ele vem com DRM, significa isto que se eu o quiser ver terei de comprar um leitor de DVD de sala, ou um sistema operativo que o permita ler. Disse-lhe que não vou dar dinheiro a uma empresa que me obriga a comprar mais uma coisa para poder ver um DVD, quando eu já tenho um leitor de DVD no meu computador!

Disse-lhe ainda que se for para fora do país, por algum tempo, como já aconteceu, e quiser fazer uma cópia desse DVD para o meu computador, para não ter de levar a caixa comigo, também não posso, porque apesar da Lei Portuguesa me dar o direito de fazer uma cópia privada de um DVD, o facto desse DVD ter DRM retira-me esse direito. E por isso não vou dar dinheiro a uma empresa que me obriga a levar as caixas dos DVD que eu quiser ver, quando viajo.

Ficou triste. Pelo que lhe respondi alegremente, que não havia necessidade de ficar triste. O filme é baseado numa história do F. Scott Fitzgerald (autor do “O Grande Gatsby” e do “The Diamond as Big as the Ritz”), que está em domínio público e que obviamente já coloquei na minha lista de ToRead🙂 – clicar no link para ler o livro

4 thoughts on ““The Curious Case of Benjamin Button”

Leave a Reply

