Bonito serviço ou como vou ter de pedir o Cartão de Cidadão

Eu e o Marcos começámos a procurar informação sobre o processo de casamento. Da conservatória, foi-nos dito que bastaria lá irmos os dois, com o Bilhete de Identidade, que eles preencheriam o que houvesse para preencher e pediriam depois, ao serviço da cidade onde cada um de nós nasceu, as informações necessárias “informatizadas”. Que seria rápido: em dez dias o processo estaria pronto.

Perguntou-me o Marcos se eu tinha o BI em dia. Verifico que desde Março que o meu BI está fora da validade (estou farta de usar o BI, desde então).

Telefono para a Loja do cidadão para saber como fazer para renovar o BI. Que tenho de levar cartão disto e cartão daquilo. Pergunto se há alguma possibilidade de renovar apenas o BI. Que não, que já não pode ser. Agora ficarei apenas com o Cartão de Cidadão.

E quanto tempo demora? -pergunto. Que eles não dão um prazo, mas que normalmente está pronto em 15 dias! Desconfio dos 15 dias, mas amanhã tirarei isto a limpo.

Isto significa que ficarei sem identificação durante, pelo menos, 15 dias?

Pois, meu caro leitor, em Portugal é mais rápido casar do que renovar o BI!

Antevejo longos e divertidos posts nesta casa…😛

12 thoughts on “Bonito serviço ou como vou ter de pedir o Cartão de Cidadão

  1. Bem, eles devem-te dar um “cartão provisório”… Eu já estou cheio deles: há mais de um ano que me começaram a recusar dar cartões “a sério”, porque “já não vale a pena, depois tem isso no cartão de cidadão”…

    Queres saber a parte gira? Se o Cartão de Cidadão for como o BI, depois de nos casarmos vamos ter de renovar isso outra vez, para mudar o estado civil…

    Like

  2. chbm says:

    casar = 3 meses. hummmm🙂

    (btw, pq é que tou logged in no wordpress. será que já é o cartão do cidadão a actuar ?)

    Like

  3. Yep, ficas sem identificação, já há milhares de pessoas na prisão por causa disso, bilhete tinha passado do prazo, foram pedir o CC e entretanto foi-lhes pedida a identificação que não tinha e boom, tudo pra cadeia.

    Like

  4. Pong3A says:

    De facto a partir do momento em que o Cartão de Cidadão ficou disponível em todo o país deixou de ser possível obter um BI, no entanto em situações de urgência (e devido aos prazos dilatados do CC) é possível obter um BI válido por um ano, sem custos adicionais caso já tenha sido solicitado o CC.

    Eu fiz isto em Lisboa porque ia viajar, não sei até que ponto é possível noutras cidades (penso que sim e se tal não for assim é tremendamente estúpido).

    De facto as datas actuais do CC estão muito mas muito atrasadas, houve uma enorme procura e nota-se ainda a frescura do sistema em locais como Lisboa.

    Como sempre os sistemas não estão preparados para os picos iniciais, esperemos que com o tempo normalizem.

    E já agora felicidades para o vosso casamento.

    Like

  5. MV says:

    Vão à Conservatoria do Civil no Areeiro, menos pessoas. Peçam urgencia (o motivo normalmente é viagens mas casamento marcado tb deve contar)

    Nao ficas sem identificacao 15 dias, ficas na posse dos documentos originais (invalidados) e de uma documento temporario de substituicao.

    — MV

    Like

  6. Passei pelo mesmo há pouco tempo. A BI da minha esposa caducou no dia anterior da ida à conservatória. Dado que não fazia sentido renovar o BI até ao casamento (daí a 2 semanas), identificou-se com a carta de condução.

    Entre esta ida à conservatória e o casamento, para as outras coisas usou o passaporte como documento de identificação (tb tem o número do BI).

    chbm: 3 meses não é só quando o casamento envolve igreja?

    Like

  7. Bem, da conservatória disseram-me que tenho mesmo de pedir o BI, que a carta de condução ou passaporte não dão.
    Mas também me disse que o comprovativo de pedido do cartão serve.
    Lembro-me que antigamente não ficavamos com o BI antigo, mas apenas com um papel que não fazia prova de identificação (nem foto tinha).
    A ver vamos…
    Obrigada a todos pelas dicas🙂

    Like

  8. No nosso caso deu: as funcionárias da conservatória estiveram à nossa frente a verificar o que dizia a lei, e dizia que os nubentes deviam ser identificados com um documento, não necessariamente o BI.

    Não sei se foi falha da interpretação delas, mas se foi agradeço: renovar um documento para umas semanas mais tarde o ter de renovar porque mudou o estado civil é um desperdício de recursos.

    Like

  9. Paulo Aboim Pinto says:

    Se calhar e com tantas adversidades .. o melhor é não casares …

    Esta é a forma do estado dizer: Não cases!!!!

    Saudações Benfiquistas
    Paulo Aboim Pinto
    Odivelas – Portugal

    Like

Leave a Reply

