tinyurl, bit.ly, is.gd, etc – go away!

update: Para aqueles que sentem necessidade de saber para onde ligam os chamados short URL, tratados neste post, antes de clicarem neles, existe uma extensão para o Firefox aqui. Depois de instalarem (têm de fazer login no site) podem escolher nas preferências do plugin a opção “change the title attribute to the real link” e pronto.

Muito obrigada ao sr. Alves!🙂

—-

Embora reconheça que em algumas situações são úteis e eu própria de vez em quando os use, não nutro grande apreço pelos serviços que transformam longos URL em curtos. Talvez por a maioria das vezes não serem usados em URL longos… No início, a ideia pareceu-me engraçada e útil, mas agora que cada vez mais os encontro…

Talvez sejam questões de hábito e de uso da Web. Quando estou a fazer pesquisa na Web, não quero clicar em todos os links que me aparecem, apenas naqueles que se me apresentam como interessantes.

Muitas vezes consigo perceber se quero ou não clicar num link, vendo o seu URL (posso já ter passado por aquele site, por exemplo, ou posso conhecer o site e não me interessar ir lá). Ora, com este tipo de serviço isso torna-se impossível. Mesmo nas palavras com link, ao passar o rato por cima, consegue-se ver qual o URL, mas nestes isso não é possível.

Já me agradam mais, serviços como o Smallr, em que é possível colocar uma keyword, que permita dizer ao nosso interlocutor sobre o que é o link, embora continuemos com o problema de continuarmos a não saber qual é o site e, eventualmente com o continuado uso de determinadas palavras, se torne mais difícil de encontrar uma descrição para aquilo que queremos.

O ideal mesmo seria um serviço que apesar de encurtar longos URL, pudesse mostrar na barra de baixo o link original, aquando da passagem do rato por cima desse mesmo short URL. Será que isto é impossível, em termos técnicos?

9 thoughts on “tinyurl, bit.ly, is.gd, etc – go away!

  1. É possível quando se passa o rato por cima de um link, na barra aparecer outro. (É usado muitas vezes para enganar o utilizador, uma pessoa pensa que está a ir para o paypal.com, mas está a ir para o mypaypal.com) No entanto para isso é preciso código javascript enorme, o que estraga o propósito do sistema.

    Será que preferias um site intermediário a dizer “Vai para o endereço xpto.com. Deseja continuar?”

    Mas passado um tempo de usar isso, tornava-se incomodo.

    Like

  2. Não, não, o que eu queria mesmo era saber a informação que o link original dá. Compreendo que em certas situações seja incomodativo um link longo (tipo twitter, por exemplo), a minha questão é se é possível pedir tudo junto🙂
    Por exemplo, muitos links curtos fazem-me perder tempo. Num artigo, se tiver um link para o youtube, dificilmente irei ver, mas se for um link para a FM, já irei. Ora com estes links curtos eu nunca sei se vale a pena ir lá ou não.

    Like

  3. Manifest0 says:

    O que tu queres é um tinyurl que em vez de gatafunhos fosse, apenas o dominio do link, certo?
    Mas assim só poderia haver um link por dominio…😛

    E já agora para chatear o pessoal:

    p.s.:A curiosidade matou o gato!😛

    Like

  4. Paula,
    A minha primeira reacção foi de dizer que não é possível tecnicamente. Álias até tinha ficado com a ideia que este era um post sem sentido.
    Mas se calhar uma extensão para o Firefox que mostrasse o URL de destino através de uma chamada a um webservice, até nem é mau pensado.
    O único problema é que só funciona na web(e no Firefox).
    P.S. Já agora o link do Smallr.net está a apontar para o Youtube😉

    Like

  5. Nuno: já está corrigido. Obrigada, baralhei-me com a profusão de links🙂

    Eu penso que o objectivo destes serviços é para ser mais fácil colocar links em serviços em que não dá para ter URL muito longos (tipo twitter) ou em que o texto fica muito confuso, mas não dá para colocar o link numa palavra (tipo FF) ou ainda nos casos em que é suposto imprimir o texto (minimizando a confusão do URL longo), mas a verdade é que este output eu vejo sempre na web. De forma que a sugestão do Nuno parece-me fixe🙂

    A minha questão era mesmo se seria possível tecnicamente e/ ou se esta seria uma ideia estapafúrdia.

    Manifest0: exacto!🙂 Vejo o link que colocas e vejo que é um vídeo do youtube, como nem sempre tenho uma boa ligação posso anotar esse link para ver mais tarde. Se esse link fosse um short URL eu teria de clicar nele e só depois da página carregar é que veria se poderia vê-la ou não🙂

    Like

  6. Paula, tens toda a razão que a profusão de “encurtadores” de urls está a piorar bastante a usabilidade da web.

    Tal como o Nuno sugeriu, existe de facto um plugin para FF que tenho vindo a usar há algum tempo que me resolveu o problema: Preview Link (https://addons.mozilla.org/en-US/firefox/addon/6916). Depois de instalares, vais às preferências do plugin e tens uma opção que coloca o atributo title com o url verdadeiro em todos links “encurtados”. Tem funcionado muito bem, para mim.

    Like

  7. Alves: Muito, muito obrigada🙂 funciona direitinho!! Quando o Nuno sugeriu a ideia, eu já estava aqui a pensar a quem havia de cravar uma extensão desse tipo (como não sei programar, seria quase impossível conseguir fazê-lo eu própria, acho)
    Vou fazer um update ao post!
    Obrigada, mais uma vez🙂

    Like

Leave a Reply

