Trabalhar num EeePC 701

Eu e o Marcos decidimos comprar um EeePC 701. Desde que eles saíram, que achava que seria uma boa compra. Apesar do meu LG ser relativamente pequeno, a ideia de poder andar com um laptop (que incorporei no dia-a-dia e que utilizo para tudo, desde o trabalho ao lazer), como ando com um livro na mala seduziu-me desde que lhes coloquei a vista em cima.

O meu receio prendia-se mais com a habituação ao teclado e se corresponderia às minhas necessidades de trabalho.

Ficou decidido que nestas duas próximas semanas ficaria eu com o EeePC e nas próximas ficaria o Marcos, pelo que ontem trouxe logo o laptop para o trabalho, assim mesmo sem mais computador nenhum.

Outro receio que eu tinha era o facto do espaço em disco não chegar para os documentos que tenho, mas bem vistas as coisas eu não utilizo mais do que 4G de material por dia🙂 E para quem quer ter os seus documentos sempre à mão, já começam a aparecer pens de 16G por preços acessíveis.

Neste momento, o meu trabalho prende-se com alguma pesquisa na web, produção de documentos (com alguma extensão, no openoffice), email e serviços adicionais como feeds e chat.

Até agora tem sido uma delícia trabalhar no EeePC, mesmo na produção de documentos no openoffice. Habituei-me rapidamente ao teclado que se me afigura ainda mais macio do que o do meu LG.

Em casa, costumo ligar-me à rede via Kanguru, que ele detecta automaticamente.

Trabalho em KDE porque não me consigo habituar ao interface simples que vem por omissão.

Até agora não tenho tido nenhum problema em trabalhar num computador tão pequenino e ontem quando liguei o LG, ao chegar a casa, senti uma diferença negativa no teclado: é mais rápido escrever no EeePC do que no meu LG🙂

Admito que se possa tornar mais cansativo trabalhar com um ecrã tão pequeno. Ainda só trabalhei intensivamente um dia com o EeePC, pelo que ainda não consigo dizer se esse facto influencia o trabalho.

De qualquer forma, até agora tem correspondido às minhas necessidades de trabalho, pelo que me encontro bastante satisfeita🙂

EeePC
EeePC

8 thoughts on “Trabalhar num EeePC 701

  1. Se gostaste tanto do 701 imagina como irias adorar ter um ultraportatil a serio… tipo um msi wind ou afins…😉

    Sinceramente acho o 701 mt frakinho… mt mesmo…

    Like

  2. Eu ando há uns dias a considerar comprar um eee 901, mesmo tendo feito um update ao meu macbook pro há pouco tempo. Atrai-me bastante a ideia de andar em qualquer lado com um ultraportatil.

    Também me pareceu que a adaptação de XandrOS não fosse a melhor, mas houve alguma coisa em particular que te tenha feito mudar para KDE, ou foi mais uma questão de hábito? Nós estamos a começar a trabalhar num interface para tablets e ultraportateis e esse tipo de feedback é interessante🙂

    Like

  3. To VDIAS: é provável, não conheço bem o mundo dos ultraportáteis. Aqui há tempos vi um na web que me pareceu fantástico, mas muito, muito caro. Neste momento não poderia dar mais por um portátil do que dei por este🙂

    To Fred: bem, o objectivo é mesmo meter Debian aqui, com KDE. Por enquanto ainda tenho o XandrOS easy mode/KDE.
    Talvez seja uma questão de hábito: no KDE, mesmo que eu não veja uma aplicação faço run comand escrevo o que quero e voilá. Além disso os ícones para o email vão directo ao gmail se não me engano e eu continuo a preferir um frontend como o Kmail. Não faço ideia se é possível configurar para abrir o Kmail.
    Admito que é um interface simples, mas a mim desorienta-me. Na verdade não explorei muito esse interface, rejeitei-o quase logo🙂
    Acho que é por ser demasiado icónico. Há algum tempo atrás a discutir com um professor um LMS, dizia-me ele que sistema muito baseados em ícones tornam-se mais difíceis de trabalhar e ensinar (muda o ícone…) e também exige uma maior competência da parte de quem desenha: aquilo que a mim me parece o ícone de um leitor de feeds pode parecer a outro um leitor de email. No KDE, tenho o menu em escada, ícones pequenos e nome das aplicações à frente. Também deve ser uma questão de gosto: quero usar aplicações do KDE e sentir que é KDE🙂

    Like

  4. Oi Paula,

    Boa dica. Moro no Rio de Janeiro e estou namorando um eepc desde que foi lançado por aqui. Como são os preços em Euros? No Brasil eles saem por cerca de R$ 1.000,00 (um mil reais), pouco menos de 400 Euros.
    Um abraço,

    Lacy

    Like

  5. Também ando a ponderar a hipótese de comprar um eee 901. Pelo que li, o 701 tem duas grandes desvantagens que foram resolvidas no 901:

    – Resolução 800×480, que obriga a fazer scroll horizontal para a maioria dos sites. O 901 já tem 1024×600.
    – Autonomia: aprox. 3 horas, quando no 901 passa para 6 horas.

    Claro que o preço também é superior, mas não é exorbitante…

    Like

  6. VDIAS: Há muitas alternativas ao EEE PC, mas, para mim, um Wind não seria uma delas. 10”? A ideia é ter uma coisa pequenina!

    Fred: O 901 é muito melhor que o 701, só é… mais caro, e por isso optámos pelo 701. O 901 já bem com Debian em vez de XandrOS, por isso os problemas em termos de sistema operativo que nos vão levar a mudar o 701 para Debian deixam de existir no 901. E o 901 é muito melhor em muitos aspectos, desde o timelife da bateria, ao ecran maior, aos 20Gb… mas também ao rato multitouch (e com botões a sério em vez do frágil botão de rato do 701), e outras pequenas coisas desse tipo.

    Lacy: EEE PC 701, 249 Euro; EEE PC 901 399 Euro

    Like

  7. MIND BOOSTER NOORI,
    o facto de ser 10 não significa que seja maior… se creio até resulta mais pequeno…😉

    Paula,
    não é muito mais caro…!

    E já agora nao recomendo comprar o 901… o 1000 já está à venda…😉

    Like

  8. vdias:
    EEE 701: 225 × 165 × 21~35 mm
    EEE 901: 225 x 170 x 20~38 mm
    MSI Wind: 260 x 180 x 19-31.5mm
    EEE 1000: 265.9 × 191.3 × 38.1 mm

    É bastante diferente… As dimensões dos 701/901 atraem-me muito mais que as do Wind/1000 …

    Like

Leave a Reply

