meo: torrents assegurados

Hoje fui ao site do meo o novo serviço da pt.

Primeiro:
Devo dizer que algumas das ligações à internet que utilizo não deixam alguns serviços funcionar. Por exemplo a guest-eduroam, da universidade, não deixa usar instant messenger, mas já deixa usar skype. Penso que a Zapp também tem um tarifário de internet com apenas alguns serviços.

Por isto, é natural, na minha óptica, que uma operadora diga se o serviço de internet que o utilizador quer subscrever suporta todos os serviços ou se há alguns que não suporta.

O mais natural é fazer o que a Zapp faz: alertar os utilizadores sobre os serviços que não suportam (dizer os que suportam seria demasiado extenso).

Segundo:
Os serviços de peer-to-peer não são ilegais. Se eu fizer o download do dvd do ubuntu, via torrent não estou a cometer nenhuma ilegalidade.

Tenho sérias dúvidas que uma pessoa que utiliza serviços peer-to-peer todos os dias só faça download de conteúdo legal.

Todos sabemos que apesar de os serviços peer-to-peer não serem ilegais, a sua maior utilização vai neste sentido. E toda a gente anda muito preocupada com o assunto, querendo criar leis ou até desligando ligações, como aconteceu recentemente na Finlândia.

Posto isto, o que é que o meo faz? Diz todos os serviços que suporta? Diz aqueles que não suporta? Não. O meo diz claramente que suporta programas peer-to-peer. Não faz referência aos outros que suporta, mas este suporta de certezinha e até tira dúvidas de configurações:

Posso utilizar programas peer to peer com a Internet do Serviço MEO? Tenho de configurar alguma coisa?

Sim, é possível utilizar programas peer-to-peer com a Internet do Serviço MEO. Em termos de configuração, poderá ser necessário actuar na HGW dependendo dos portos que a aplicação peer-to-peer utilize no seu funcionamento.

One thought on “meo: torrents assegurados

  1. E eu ainda digo mais…🙂

    Como ex-cliente Netcabo e actual cliente MEO (antes da massificação do serviço e da publicidade na rádio e tv), posso dizer que nunca consegui fazer um download de torrent na Netcabo a mais de 50kB/s (para ser simpático).

    Com o MEO, a norma é conseguir velocidades acima dos 400kB/s. E se houver seed’s suficientes o normal são velocidades bem acima dos 600kB/s…

    Like

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s