Tellico, o melhor gestor de colecções que conheço

No site do Tellico, podem ver quais as alternativas que há a esta aplicação, o que não deixa de ser agradável ou sinónimo de uma segurança de como a aplicação é boa.

O Tellico permite organizar livros, bibliografia, BD, vídeo, música, moedas, selos, vinho, …… <- insira aqui o que quiser porque pode mesmo criar uma colecção inteiramente nova ou editar todos os campos das que tem by default.

Além de tudo isto, é open-source, o que significa que proliferam scripts e plugins consoante as necessidades dos utilizadores.

Uma das questões nestas coisas é conseguir que o Tellico encontre na internet e automaticamente informação sobre o livro português que eu comprei ou que eu li e que não está na Amazon ou nos outros serviços onde se pode escolher procurar.

Como não sei programar, pedi ao Marcos que quando tivesse um tempinho me pudesse fazer um script ou plugin que reconhecesse os isbn de livros portugueses.

Não há plugin, nem script, mas enquanto fiz o jantar, o Marcos conseguiu encontrar a informação do Porbase necessária à pesquisa. Assim, basta fazerem, no Tellico, settings -> configures tellico -> data sources -> new e inserirem a informação da figura abaixo.

Obrigada, Marcos!

porbase

5 thoughts on “Tellico, o melhor gestor de colecções que conheço

  1. Mas, é de mim ou a pesquisa por ISBN não funciona nessa base de dados.
    E, já agora, tens conhecimento de quão actualizada é essa base de dados?

    (estou a tentar começar a utilizar o tellico)

    Obrigado!

    Like

  2. Sim, tentei e não funciona por ISBN. Também reparei que livros muito recentes não estão. Outra funcionalidade que não tem é as capas.
    Andamos a tentar ver se encontramos outra forma, embora, para mim, que tenho livros a crescer nas paredes,já seja uma enorme ajuda.
    De qualquer forma, assim que tiver mais informação ou melhorias neste tópico farei um post aqui no blog.
    Se tu souberes de algo que possa ajudar, mete aqui.

    Like

  3. Ufa, assim fico um pouco melhor comigo mesmo. Sentes as mesmas dificuldades.
    Muito bem, o vosso esforço será, certamente, muito útil.
    Qualquer coisa que eu saiba, eu aviso!

    Like

  4. Olá paula

    De facto, as configurações que estás a utilizar não as correctas:

    PORBASE – Base Nacional de Dados Bibliográficos
    Endereço opac.porbase.org
    Porto 210
    Base de Dados porbase
    Sintaxe unimarc

    acabei de escrever um tutorial sobre isto para um amigo (http://www.intervir.net/) e descobri este post no processo de pesquisa😉 espero que seja útil e desculpa a pub ao site mas acho que pode ser interessante😉

    Like

Leave a Reply

