Eu não gosto do windows porque não presta

Utilizo o Windows raramente. Como fui obrigada a pagar pelo OS aquando da compra do portátil, deixei-o instalado. Tenho DVD’s com DRM que comprei muito antes de saber o que isso significava, tenho aplicações que só funcionam em windows e que comprei como um software para aprender Finlandês e os dvd’s da New Yorker.

Este fim-de-semana, ao ver um DVD o windows media center do windows crashou uma, duas vezes até que deixou de reconhecer que o meu computador tem leitor de DVD. Na web, várias utilizadores se queixaram do mesmo problema, mas não encontrei solução. Costumo manter os updates mais ou menos em dia, mas fui verificar se teria novos updates e de facto tinha uns quatro ou cinco. Fiz os updates, um deles dizia respeito ao áudio.

Conclusão: fiquei sem som no computador, o sistema continuou sem reconhecer o leitor de dvd e ainda me deu a prenda do silêncio. É um fixe, este Vista. Também me lembrei das dicas que lia e me davam quando tinha um mac: “Já há updates? Espera um dia ou dois a ver se ninguém se queixa”😛

Uma outra coisa que notei, e que não lembra a ninguém, foi aquando dos updates, depois do download a janela que pergunta se pode prosseguir com a instalação aparecer por detrás da principal não se vendo. Na barra em baixo também não fica nenhuma indicação. Só muito depois de perceber que a janela principal não era clicável é que me lembrei que, num momento irracional, que estaria uma janela a pedir autorização atrás e não visível ao utilizador.

Eu começo a achar que as pessoas que usam windows e se queixam que não percebem de informática, na verdade andam é a ser convencidas disso pelo próprio OS. Argh!

21 thoughts on “Eu não gosto do windows porque não presta

  1. Bem, eu só falo por experiência própria: quando tenho um problema novo no linux, um search no google resolve-me a coisa nos primeiros resultados. Quando tenho um problema como este no windows, não consigo encontrar a solução em tempo útil (neste caso nem encontrei sequer). Foi mais rápido reinstalar o Vista (e olhem que demora).
    Quando uma janela que pede a intervenção do utilizador aparece por trás de outra que a esconde completamente e não tem nenhuma indicação de janela aberta na barra em baixo, o problema é do OS sim. Essa janela deveria aparecer _sempre_ em primeiro plano.
    De qualquer forma, o windows é publicitado como sendo um OS em que o utilizador não precisa de conhecimentos de informática.
    Além disto eu sabia perfeitamente o que estava a fazer: coloquei um dvd no leitor, o windows media center arrancou e não o detectou. Nada foi mexido ou instalado entre a primeira vez que o dvd funcionou e a segunda em que o vista deixou de reconhecer o leitor de dvd.
    Quando fiz os updates também sabia o que estava a fazer: estava a seguir as recomendações da Microsoft para a boa manutenção do OS.

    Like

  2. phoenux says:

    Como eu te entendo Paula… À dias uma colega foi ter comigo porque o seu Microsoft Word 2007 crashava quando ela tentava guardar um documento que tinha acabado de alterar, ou quando fechava a aplicação. Como aquilo estava em Windows Vista, primeiro ficava a “pensar” durante uns largos segundos, depois dizia que a aplicação não estava a responder e se eu queria esperar que esta terminasse de processar (o que nunca acontecia), ou terminar o processo. Ao terminar o processo, era pedido que fosse enviado um relatório para a Microsoft para tentar arranjar uma solução. “Fixe, o Windows vai explicar-me o que se passa…”, ou não. Basicamente submetia um relatório (não sei com quê) para a Microsoft, e ficava caladinho. Verifiquei que o problema devia ser originado por uma extensão que se associou ao modelo do documento. Tentei, sem sucesso, remover a extensão: ao clicar em aplicar o Office 2007 crashava, não guardando as alterações. Tentei desactivar todas as extensões (utilizando uma opção disponível nas opções do Office); desactivou todas as extensões, excepto a problemática. Tentei procurar por actualizações; não havia, estava tudo actualizado. Desinstalei o Office e tornei a instalar, com esperança que a extensão fosse removida. Quando voltei a instalar o Office, o raio da extensão ainda lá estava e o Office continuava a crashar. Procurei por soluções na net, mas não consegui encontrar. removi definições, chaves de registo da extensão e nada. A solução passou por encontrar uma chave de registo no regedit que apontava para a extensão problemática e eliminá-la. Perdi 2 dias para encontrar uma solução para um problema numa aplicação que não devia acontecer.

    Como tu dizes e muito bem, no Linux, não costumo demorar mais de 5 minutos a arranjar solução para o problema e com tendência a melhorar (com o aumento de número de utilizadores deste tipo de plataforma). Windows para mim, só porque sou obrigado a testar as soluções que desenvolvo em ambientes mistos, pelo que só uso windows em máquinas virtuais e nunca mais de 5 minutos. Mas isto sou eu que tenho alguma sorte.

    Like

  3. Sabem porque é que, quando alguma coisa em GNU/Linux não funciona como devia, os utilizadores dizem que a culpa é do user? Porque é um sistema feito para funcionar e não para desenrascar. Aqui ninguém precisa de sofrer da Síndrome de Estocolmo.😛

    Exemplo: tenho uma instalação do Debian Lenny à perto de 6 meses e a única degradação de performance que noto é quando meto algumas aplicações a iniciarem-se automaticamente num dos gestores de desktop ou gestores de janelas que tenho instalados. De resto, confesso que não noto nada.
    Só para terem uma ideia, quando utilizava o XP, não estava mais de 6 meses sem formatar o computador, por causa da degradação absurda de performance, quando não era por qualquer outro motivo. E sim, eu tinha _bastante_ cuidado com a manutenção do sistema.

    Like

  4. Já tive um caso de uma amigo que, depois da aula, foi desligar o Asus com Vista original, bloqueou e não queria desligar, fez freeze completo. Obviamente que teve que fazer um power off forçado, não o podia deixar ali. Quando voltou a ligar, já em casa, ele não queria porque isto e aquilo e ficheiros lixados e a pqp… Tve que correr Ubuntu por USB e fazer backup dos trabalhos finais das cadeiras que tinha no disco, senão tava bem lixado. Recuperações de sistema não davam, formatar não podia. Teve à beira de se chumbar no 2º ano à custa do SO. Hummm, gotta love it.

    Like

  5. Tu says:

    Desligar às 3 pancadas estás-te sempre a arriscar.
    Calha a estar a actualizar ficheiros de sistema.. e viva as recovery tools…

    Esse ubuntu também é lindo.. teimar em carregar drivers de placa de rede que não eram os certos, black lists de modules.. qué isso.. volta a carregar e pronto.
    Solução à bruta.. mudar o nome do ficheiro com o modulo…

    ps: diz ao teu amigo azelha para mudar para o xp.

    ps2: não é suposto fazer backups antes das “catástrofes”?

    ps3: se calhar também tira a bateria para fora do portátil para a poupar, mesmo que esteja a fazer o trabalho final de uma cadeira, falta a luz.. oh meu deus!!!

    Like

  6. “Desligar às 3 pancadas estás-te sempre a arriscar.”

    Como é que desligas o computador se ele não responde a nada e mesmo esperando ele continua a não responder?

    “ps: diz ao teu amigo azelha para mudar para o xp.”

    Neste computador onde tenho vista, o xp não instala😛
    Reformulo: Diz ao teu amigo, que não é azelha, que instale linux (que experimente várias distros, em live cd e escolha uma, pessoalmente inclino-me mais para debian ou debian-based)

    “ps2: não é suposto fazer backups antes das “catástrofes”?”

    Como é que sabes que vai haver uma catástrofe? POdes manter backups com intervalos de tempo regulares, mas a não ser que faças backups cada vez que alteras uma coisa arriscas-te. Os backups servem para casos excepcionais, não para desculpar um sistema operativo.

    Like

  7. Já agora deixava o PC ligado o resto da vida até se desligar, não? Já que ele não saía dali, né? Tás um espertalhão…

    Instalar o XP? Se o XP reconhecesse o HDD dele, ele até instalava!

    Postas de pescada pro ar, um barrer…

    Like

  8. Tu says:

    O xp nao instala no computador?
    Oh meu deus.. google where are you?
    É verdade.. o google só funciona para resolver os problemas do linux.
    my bad.

    alarka.. deixo a dica grátis..
    Quando o xp saiu não haviam discos sata. Então a instalação nao detecta automaticamente, mas com o amigo google rapidamente se descobre que é preciso de fazer o load de um driver ao inicio da instalação.
    Sim.. quando ele diz para pressionar F5 ou F6..

    Parece que querem tudo do windows.. e do linux… ah e tal.. uma pessoa procura.
    Ora bolas.. são capazes no linux e no windows não !?

    Tivesse o windows o man….

    Like

  9. “sempre soube. Problema com windows = culpa do so (:”

    Claro. O windows é um OS (operating system), problema com o windows, problema com o OS.

    Não faço ideia o que é um disco sata. Já não me lembro exactamente o que acontecia, mas a impressão com que fiquei foi que quando tentava arrancar do cd ele simplesmente não sabia que isto era um computador.
    Procurei agora no google e o que encontrei numa pesquisa rápida foi: how to install xp and vista in dual boot, argh!
    De qualquer forma hei-de voltar a meter o cd do xp aqui para ver o que dá com essas tais teclas. Logo lhe digo se funciona.
    É claro que não faço disto um cavalo de batalha: repare eu utilizo o windows uma vez por acaso e já tenho os problemas que tenho. Há uns anos usava xp, era uma desgraça. Aliás, mudei para linux por não suportar a lentidão e os problemas que o xp dava.

    “Ora bolas.. são capazes no linux e no windows não !?”

    É para veres como o linux é fácil e o windows horrível de se trabalhar e manter😛

    Like

  10. EU says:

    “É para veres como o linux é fácil…”

    Gostava de ver o avozinho, ou a crianca de 5 anos a compilar drivers pela linha de comandos no linux.

    Like

  11. Nunca precisei de compilar uma driver pela linha de comandos do linux. Na verdade nem sei do que estás a falar😛

    Também vês avozinhos e crianças de 5 anos a instalarem e a fazerem a manutenção de um computador com windows é?

    Mas conheço pessoas cujos pais nos seus 60 anos usam linux (e esses pais não são informáticos e começaram a usar o computador muito depois do filho)

    Like

  12. Abul e Tu:

    O Windows XP não instala naquele computador porque não tem drivers para aquele hardware. É de todo compreensível: visto que a Microsoft lançou uma nova versão do Windows, deixou de suportar novo hardware para a versão antiga. Até aqui tudo bem, o que não está bem é criticar as pessoas por terem a última versão, ou de não conseguirem instalar a anterior.

    Like

  13. Jonas says:

    Talvez nao utilizes WINDOWS porque nao sabes para que serve
    ou porque nao trabalhas com softs, trabalhas com shels para passar o tempo,
    pois vai la para ex. gabinete de arqiuitectura trabalhar em CAD com shels
    ou outros exemplos varios no MUNDO PROFISSIONAL
    Deixa la isso
    O WINDOWS nao e grande coisa, verdade, mas e flexivel
    e tem suporte bastante, nao precisas de passar horas na net so para instalar, ex.
    Flash Player, ou um driver e-he
    WINDOWS SUCKS mas o que e LINUX
    Mil desculpas, mas os comp. fazem falta para outras coisas

    Like

  14. Caro Jonas,
    eu sou o que se chama um utilizador de Desktop e praticamente só trabalho com “software”.
    Para instalar uma impressora Cannon em Windows (sem CD) levei 2h e meia e uma valente dor de cabeça, para instalar a mesma impressora em Linux, limitei-me a ligar o cabo USB (foi 1 minuto)😛
    Instalação de software como flash ou codecs em Linux é tão fácil como clicar numa check box e há mesmo distribuições de Linux que já trazem essas questões prontinhas.
    O CAD é um software para Arquitectura (não sou arquitecta).
    Posso garantir-lhe que profissionalmente não preciso do Windows e praticamente todo o meu trabalho é feito num computador.

    Like

Leave a Reply

