DRM: menos 49,95€ para a Fnac e para a Bavaria Media

Comprei a materpiece do Fassbinder, no ano passado, na Fnac, exclusivo naquela loja. Quinze horas de filme para fazer uma maratona num fim de semana. Chego a casa e os DVD’s não tocam no meu computador. Volto à loja. Explico a situação. O funcionário duvida e vai dizendo que só encontro problemas se tentar fazer uma cópia. Digo-lhe que não tentei fazer cópia nenhuma, só o tentei tocar, mas apetece-me perguntar-lhe assim bem alto qual é o problema de tentarfazer uma cópia de um DVD que comprei. E apetece-me dizer-lhe mais, apetece-me dizer-lhe que a lei portuguesa me permite fazer essa cópia, mas porque as editoras decidiram tratar os seus clientes como piratas, nestes DVDs isso não é possível.

Mas estou cansada de tentar explicar algo que me parece tão claro e não estou com rodeios: saco do portátil e provo-lhe ali mesmo que não funciona. Diz-me que é problema do meu computador (certamente por ver que o sistema operativo que uso não é windows, nem mac os x). Retiro da mala outro DVD, também comprado anteriormente na Fnac, coloco-o no laptop e provo ao funcionário que esse DVD toca perfeitamente, menus incluídos.

Afigura-se-me que se um DVD toca no meu computador e o outro não, o problema deve estar no DVD que não toca e não no meu computador. O funcionário continua convencido que o problema é do meu computador, mas faz a troca. Vai dizendo que é uma situação excepcional e que provavelmente não me voltam a fazer o mesmo. Digo-lhe que já evito comprar os DVD’s que têm o símbolo de copy protected, porque já sei que não tocam, mas este nada dizia. É a segunda vez que isto me acontece e o funcionário pode estar certo que só volto a comprar DVD’s na Fnac se tiver a certeza que eles tocam no meu computador.

4 thoughts on “DRM: menos 49,95€ para a Fnac e para a Bavaria Media

  1. Tens sempre a lei do consumidor que te protege dessas coisas.

    Até 15 dias podes devolver o produto e obter o dinheiro de volta caso não fiques satisfeita (mesmo sem o plástico protector).

    O único requisito é ter o selo do igac intacto.

    E os gajos não podem dizer que não, senão a fnac está lixada…

    Like

  2. Irra says:

    Coitado dos empregados das lojas. Tenho pedna deles, sinceramente. Eles não têm culpa dos aliens que lhes aparecem à frente.
    A sério, vai para para o Polo Sul, socialmente és capaz de ter mais sorte com o pessoal de lá.

    Like

  3. Obrigada, Nuno.

    Caro Irra, não vou apagar o seu comentário, o que seria legítimo, uma vez que o sr se limita à ofensa (o que aliás vai contra a maioria dos contratos dos ISP, e do seu provavelmente também), mas acabei por o não fazer. Eu tenho é pena é que alguém não tenha consciência do que é escrever em espaço público. Quase fico com vontade de procurar um plugin que permita aos leitores poderem editar os seus comentários, já que tenho a certeza que depois de ler o que escreveu e pensar no que os leitores deduzem da sua escrita, não o voltaria a fazer.

    Pelo sim, pelo não, o seu IP e demais informações que aqui deixou ficam guardadas e registadas.

    Like

  4. Os empregados nao têm e culpa das ordens absurdas que os “chefes” lhes dao.
    E nos nao temos culpa de certos ignaros que por ai andam.

    Like

Leave a Reply

