Já não consigo escrever para mim

Apanhei-te um diário. Um diário de há muito tempo, daquele tempo que até quem o escreveu o lê como se pela primeira vez.  Deixaste o caderno, ali, mesmo à mão, mas resististe um pouco antes de mo deixares ler. Perguntaste-me se eu também tinha diários, assim, de há muito tempo. Respondi que sim, mas que não fazia ideia onde estavam ou sequer se ainda existiam. Lembro-me que o melhor do diário era começá-lo e ir observando a transformação das folhas muito lisas em folhas vincadas pelas letrinhas. Mas essa sensação eu também a tinha nos cadernos da escola. Talvez seja por isso, que pouca importância dei aos diários.

Há pouco, encontrei por mero acaso um caderno revestido de tecido, de folhas lisas como um diário novo (ou como um caderno da escola). Já tem bastante tempo, este caderno. É demasiado grande para trazer na mala, e por isso não serve para as notas avulsas dos dias que passam. Pensei então que seria perfeito para fazer um diário. Um diário a sério. Daqueles onde se escreve todos os dias. É claro que o meu cérebro me gritou logo: “Mas queres escrever num diário com esta idade?”, ao que o arrumei de imediato “Quero!”. Assim, sem mais, nem justificações.

Comecei. Primeiro escrevi o dia da semana e a data (Bolas! Esqueci-me da cidade!)  e a hora. Não me lembro se se colocava a hora no diário. E enchi uma página. De letras. De frases. Ao chegar ao fim, apercebi-me que não era um diário. Naquela página, uma – a primeira – de todas as outras do caderno, eu tinha escrito como se falasse contigo. Até perguntas te fiz!

Aconteceu, assim de imprevisto. Já não consigo escrever para mim. Agora que te tenho, apetece-me é escrever para ti. Pode ser?

One thought on “Já não consigo escrever para mim

Leave a Reply

