DRM: não podemos mudar o mundo, mas podemos ajudar

drm

Não é a primeira vez que uma amiga me pergunta porque não consegue copiar o filme, que comprou, para o computador (porque vai ficar algum tempo fora do país e não quer levar os dvds com ela) ou porque não consegue ouvir no leitor de mp3 a música que tem no computador e que adquiriu legitimamente.

Nestas alturas, tenho de explicar porquê. Porque em tempos também eu me interroguei sobre estas questões. Nesses tempos, não me explicavam exactamente porquê. Diziam-me apenas como o conseguir. Hoje, eu faço questão de explicar porquê. Porque não quero dizer como o conseguir. Não é justo.

É verdade: eu não vou mudar o mundo. Mas posso ajudar. Uma das formas que encontrei para ajudar é não dar o meu dinheiro a empresas que têm métodos com os quais não concordo. Também comecei a registar o dinheiro que não dei a essas empresas e no final do ano farei as contas.

Há um site em português que aborda esta questão e porque é um wiki qualquer pessoa, qualquer pode contribuir, com informação, experiências e até ideias de como evoluir.

Leave a Reply

