Acima da lei

Nas últimas notícias sobre a abertura da Loja Apple online Portuguesa, deparo-me com o facto da Apple dar um ano de garantia aos equipamentos, quando a lei portuguesa diz precisamente que os aparelhos têm dois anos de garantia. É certo que se o cliente insistir, eles até pedem desculpa, mas já deixavam de emitir informação enganosa…

A ordem dos médicos parece sentir também que está acima da lei. Não se percebe porque a ordem não quer alterar o código deontológico, que mais não faz que incitar ao incumprimento da lei. Se a lei portuguesa permite a interrupção voluntária da gravidez, não faz qualquer sentido que o código deontológico da ordem dos médicos classifique tal como falha grave.

O bastonário ainda disse que “A independência, autonomia e liberdade dos médicos não são negociáveis e que, por isso, não vamos alterar o nosso regulamento“.

Pergunto eu: não são negociáveis com a lei portuguesa? Será o vosso regulamento uma lei acima da lei do vosso país?

19 thoughts on “Acima da lei

  1. Engraçado que ainda não vi ninguém “refilar” com a Nokia.
    Leiam os manuais dos seus telemoveis.
    Já agora diga lá onde é que a Lei diz claramente que tem 2 anos?
    Eu até lhe posso provar que não diz isso. Até lhe posso também indicar e provar que pode ter 1 ano de garantia.

    Like

  2. Nunca ouvi a Nokia a dizer que só dava um ano de garantia, mas se isso vier a acontecer mando vir com eles da mesma forma.
    A lei diz que para equipamentos deste tipo a garantia mínima é de 2 anos. Se consegue provar o contrário… Por favor, faça-o.

    Like

  3. Nota à parte: Apesar da maioria dos “dark web looks” me andarem a maçar um pouco, gostei do teu, Paula.🙂

    (Se calhar já o tinhas há umas largas semanas, mas escapou-me pois leio grande parte dos teus posts via RSS feeder.)

    Like

  4. Sr Kincas:
    O meu telemóvel não é Nokia (aliás a última vez que decidi comprar um telemóvel, a Nokia foi uma das marcas excluídas logo à partida).

    No Decreto-Lei n.º 67/2003, de 8 de Abril, da lei da Defesa do Consumidor pode ler:

    Artigo 5º – Prazos
    1 – O comprador pode exercer os direitos previstos no artigo anterior quando a falta de conformidade se manifestar dentro de um prazo de dois ou cinco anos a contar da entrega do bem, consoante se trate, respectivamente, de coisa móvel ou imóvel.

    O prazo de um ano pode ocorrer com o acordo de ambas as partes, pelo que a não ser que a Apple considere que um cliente concorda com o prazo de um ano apenas por comprar o produto, a situação não se verifica.

    Like

  5. MJ Valente: obrigada🙂 (pelo link e pelo comentário sobre o theme), eu tenho de admitir que fiquei rendida a este tema.
    Esta casa é nova, andei em mudanças🙂

    Like

  6. To Kincas:

    Bem, eu começo a ficar um bocadinho farta de ter de lhe provar algo sobre o qual não tenho dúvidas. Se o senhor tem dúvidas relativamente a esta matéria, prove o sr que é mentira. O ponto para o qual chama a atenção é este:

    1 – O presente diploma procede à transposição para o direito interno da Directiva n.º 1999/44/CE, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 25 de Maio, relativa a certos aspectos da venda de bens de consumo e das garantias a ela relativas, com vista a assegurar a protecção dos interesses dos consumidores, tal como definidos no n.º 1 do artigo 2.º da Lei n.º 24/96, de 31 de Julho.

    A única objecção que vejo que o sr poderá fazer é chamar a atenção para a Lei n.º 24/96, de 31 de Julho.

    De facto nesta lei, o prazo dado é de um ano, mas se o sr ler TUDO, verificará que os pontos em que se fala no prazo de um ano foram alterados posteriormente:

    “(Objecto de posterior alteração – artigos 4º e 12º)”

    Esta lei é de 1996, a lei de que lhe falei inicialmente é de 2003, a tal que a alterou.

    Ainda assim, admito que possamos andar todos enganados e o sr Kincas certo (e digo isto sem ironia), pelo que se o sr afirma que é mentira cabe-lhe a si o ónus de o provar.

    Like

  7. É necessário fazer o “desenho”. Ok
    Então da Lei n.º 24/96

    “Artigo2.º
    Definição e âmbito
    1—Considera-se consumidor todo aquele a quem sejam fornecidos bens, prestados serviços ou transmitidos quaisquer direitos, destinados a uso não profissional, por pessoa que exerça com carácter profissional uma actividade económica que vise a obtenção de benefícios.”

    Também é necessário agora dizer o que isto significa?

    Like

  8. Tanto estardalhaço e afinal… Eu ainda pensava que o sr Kincas podia ter mesmo razão.
    Eu não sou uma firma, nem uma sociedade unipessoal! Pfft!

    Like

  9. “Nas últimas notícias sobre a abertura da Loja Apple online Portuguesa, deparo-me com o facto da Apple dar um ano de garantia aos equipamentos, quando a lei portuguesa diz precisamente que os aparelhos têm dois anos de garantia.”

    Quem escrever isto foi você. E está errado.
    Não refere que LHE dá um ano de garantia a si, mas generaliza que dá uma ano a todos e que a lei obriga a dar 2 a todos.

    “Já agora diga lá onde é que a Lei diz claramente que tem 2 anos?
    Eu até lhe posso provar que não diz isso. Até lhe posso também indicar e provar que pode ter 1 ano de garantia.” escrevi eu.
    Agora diga-me onde é que está algum erro no que referi? Ficou provado ou não?

    Like

  10. To paula

    Pode não ser uma firma ou uma sociedade unipessoal, mas muita gente compra este tipo de “material” com a factura em nome destas. Depois vai “servir” para deduzir o IVA e entrar nas “despesas”. Depois quando vão pela garantia dizem mal das marcas.
    Não é só a Apple que anda a seguir a Lei. A HP já anda há muito a proceder desta forma. Tive a indicação que a LG e a Sony também.
    É bom estar ciente disso.

    Like

  11. Acontece muitas vezes ter de ler novamente o meu post de forma a verificar se o contexto está correcto.
    O meu post surge a partir de uma discussão (linkada) que se gerou à volta do ano de garantia. Nessa discussão, o cavalheiro pode verificar que foi dito a um consumidor que ele teria apenas um ano de garantia, tendo a Apple posteriormente telefonado a pedir desculpas pelo erro e confirmando os dois anos de garantia à mesma pessoa.

    A Apple não andava a seguir a lei, tanto assim é que se o tal consumidor não insistisse, não teria usufruído da garantia a que tinha direito.

    Like

  12. Como pode ver em http://www.apple.com/pt/support/contact/ o telefone de contacto é um 707 e não o 808207758.

    A situação não se passou consigo (nem comigo) por isso não posso confirmar ou desmentir o que efectivamente se passou. Não estou a dizer que não se passou. Mas pode haver “pormenores” por informar.

    O nº 707 200 826 é atendido por um call center da Apple na Irlanda. Esse call center tem a informação de pela factura “saber” se está dentro de 1 ou dois anos.
    Esse call center é que vai dar um nº de ordem de assistência com o qual os centros autorizados podem efectuar a assistência em garantia.
    Se estiver dentro do primeiro ano não existe essa necessidade. Se estiver entre 1 e 2 anos só pode ser efectuada a assistência gratuita com esse nº.

    Like

  13. Não tenho nenhuma razão para não acreditar na pessoa que descreveu a situação. Nem o sr, by the way. E a descrição é bem clara.

    Like

  14. Volto a escrever o mesmo.

    “A situação não se passou consigo (nem comigo) por isso não posso confirmar ou desmentir o que efectivamente se passou. Não estou a dizer que não se passou. Mas pode haver “pormenores” por informar.”

    Like

Leave a Reply

